MENINOS DE 11 ATÉ 15 ANOS DEVEM SE VACINAR CONTRA O HPV PDF Imprimir E-mail

 

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica (VIGEP), informa que seguindo as orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, que institui o Calendário Nacional de Vacinação, foi determinada a ampliação da oferta contra o HPV para meninos de 11 até 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). As vacinas já estão disponíveis nas unidades de saúde.

 

A imunização para o público masculino passou a ser disponibilizada no Sistema Único de Saúde (SUS) em janeiro deste ano, e era destinada apenas aos garotos de 12 a 13 anos.

 

Podem se vacinar contra o HPV meninas de 9 a 15 anos, meninos de 11 até 15 anos e pacientes com HIV/AIDS, oncológicos e transplantados de 9 a 26 anos.

 

Segundo o Ministério da Saúde meninos e meninas devem tomar duas doses da vacina contra HPV, com intervalo de seis meses entre elas. Para as pessoas que têm HIV, a faixa etária é de 9 a 26 anos, e o esquema vacinal é de três doses (intervalo de 0, 2 e 6 meses). Os pacientes com HIV precisam apresentar prescrição médica para receber a imunização.

 

A ampliação da faixa etária de imunização da vacina HPV fortalece as ações de saúde na população masculina e possibilita a prevenção da ocorrência dos cânceres de pênis, ânus, boca e garganta e verrugas genitais. Além disso, a vacinação dos meninos ajuda no aumento da proteção para as meninas”, orientou Kátia Spiller, supervisora da VIGEP.

 

MENINGITE - O Ministério da Saúde também passou a disponibilizar no ano de 2017 a vacina Meningocócica C (que protege contra a meningite causada pelo meningococo C) para adolescentes (meninos e meninas) de 12 e 13 anos de idade.

 

A coordenação da VIGEP de São Carlos orienta que os pais devem levar os filhos até a unidade saúde mais próxima de sua residência, com carteira de vacinação para que os profissionais de saúde possam orientar e realizar a imunização das doses adequadas.

 

(22/06/2017)