SÃO CARLOS VAI INTEGRAR O SISTEMA DETECTA PDF Imprimir E-mail

São Carlos vai implementar uma importante ferramenta para reforçar a segurança pública no município. Serão integrados ao Sistema Detecta da Secretaria de Segurança Publica do Estado de São Paulo as 24 câmeras de monitoramento da cidade e os 7 radares que possuem a tecnologia de Reconhecimento Ótico de Caracteres (OCR), para reconhecimento de placas dos veículos integradas ao Detecta pelo Sistema Radar da Polícia Militar.

 

O Sistema Detecta é um integrador de informações que realiza, com celeridade, a correlação dessas informações para auxiliar a tomada de decisões das policias militar, civil e técnico científica, auxiliando o trabalho policial em atividades operacionais e investigativas acessando diversos bancos de dados de diferentes instituições, correlacionando informações e imagens de locais, pessoas e veículos; promovendo ações policiais coordenadas.

 

O tenente coronel Samir Gardini, diretor de Políticas Institucionais da Secretaria Municipal de Governo, representando a Prefeitura de São Carlos, o Major PM Paulo Belonci subcomandante do 38º BPI, Vitor Bermudes do Rotary Clube São Carlos Clima, participaram nesta quarta-feira (26), de uma reunião na sede da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo para conhecer a operacionalização do Sistema Detecta e formalizar o pedido da Prefeitura de São Carlos para assinatura do convênio com o Governo Estado.

 

A apresentação do Sistema Detecta foi feita pelos membros do Grupo Técnico Operacional do Projeto Detecta, Major PM Victor de Freitas Carvalho, Isabela Domingues Moure Varela, e o Capitão PM Fábio Gonçalves Miloco.

 

Com a integração da Policia Militar, Policia Civil e a Guarda Municipal, dentro dos seus papéis legais, os serviços de segurança serão ampliados na cidade. Para implantar o sistema de monitoramento houve a necessidade de adquirir o software federador da empresa Genetec, doado ao município pelo Rotary Clube São Carlos Clima. O sistema já está instalado no Centro de Controle Operacional (CCO) da Guarda Municipal, aguardando a formalização do convênio para que entre em funcionamento.

 

São Carlos é a primeira cidade da região de Ribeirão Preto a ter implantado na área urbana o sistema de monitoramento de radar a ser integrado ao Detecta.

 

O capitão PM Fábio Miloco ressalta ser bem vindo que as prefeituras procurem a Secretaria de Segurança Pública para integrar os seus sistemas de leitura de placa e vídeo monitoramento ao Sistema Detecta. “Isso ajuda a cidade aperfeiçoar os seus sistemas de segurança e proporciona ao Estado melhores condições de prover segurança porque a tecnologia disponível na Prefeitura passa a integrar a tecnologia disponível no Estado. Por meio da manifestação do prefeito, pedindo a adesão ao sistema Detecta, vamos conseguir ligar os sistemas tanto de leitura de placas, já existente em São Carlos, às câmeras de monitoramento também existentes. Acreditamos que nas próximas semanas esse convênio vai ser firmado o que é muito positivo para a área de segurança e população como um todo”.

 

Vítor Bermudes do Rotary Clube São Carlos Clima ressalta que a iniciativa vai colocar São Carlos no mapa contra a criminalidade. “Uma das missões do Rotary é melhorar a vida da comunidade, então nós entramos com a doação do sistema para possibilitar a integração das imagens locais que já são monitoradas pela Guarda Municipal para que também possam ser monitoradas pela Policia Militar do Estado de São Paulo, um ganho para a população”.

 

O Major PM Paulo Belonci destaca que o tenente coronel Alexandre Wellington de Souza, comandante do 38º Batalhão da Policia Militar de São Carlos, já tinha definido como missão e uma das metas trazer para São Carlos a integralização dos sistemas para as policias militar e civil. “São ferramentas de inteligência muito importantes, aumenta o alcance das policias tanto na prevenção como na investigação” ressaltou Belonci.

 

O tenente coronel Samir Gardini explica que a parte técnica de integração dos sistemas está praticamente pronta e agradeceu o apoio fundamental do Rotary Clube São Carlos Clima. “É um avanço em relação à região, nosso objetivo foi finalizar a parte formal do convênio com a Secretaria de Segurança Pública para que possamos ter o Sistema Detecta funcionando em São Carlos e que isso propicie ferramentas tanto na parte preventiva quanto investigativa para as policias. Esse é o papel da Prefeitura na área de segurança pública: agregar ferramentas e apoiar o trabalho das policias”, finalizou Gardini.

 

(26/07/2017)