VACINAÇÃO CONTRA A RAIVA PARA CÃES E GATOS COMEÇA SÁBADO PDF Imprimir E-mail

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Divisão de Controle de Zoonoses, realiza neste sábado (19) e no próximo (26), a campanha de vacinação contra a raiva animal, voltada para cães e gatos. Os postos de vacinação estarão funcionando das 9h às 17h.

 

Neste sábado (19) serão montados 25 postos de vacinação e no dia 26 outros 20 locais estarão disponibilizando a vacina. Os estudantes de medicina veterinária da UNICEP devem vacinar até 29 mil animais nesses dois dias. Em 2016 foram vacinados 18 mil animais, sendo 13 mil cães e 3 mil gatos na área urbana e o restante na área rural.

 

A vacinação na zona rural do município será feita em postos e datas a ser definida em sábados posteriores a finalização da campanha na área urbana.

 

De acordo com a médica veterinária do setor de zoonoses, Luciana Marchetti, devem ser vacinados animais com mais de três meses de idade e ser revacinados anualmente. A veterinária solicita que os proprietários levem os cachorros com coleira e guia e os gatos em caixinha especial de transporte, ou seja, contidos para evitar as fugas ou acidentes.

 

 “A raiva é uma zoonose, uma doença que pode ser transmitida para as pessoas, tem uma letalidade de 100%. É uma doença muito grave e a única maneira de fazer a prevenção é com a vacinação dos animais domésticos. A posse responsável e vacinação são as únicas estratégias para se prevenir a raiva nos centros urbanos”, ressalta a veterinária.

 

Ainda de acordo com Luciana Marchetti, o animal que estiver em tratamento ou aparentemente doente não é recomendado receber a vacina porque está debilitado e o seu sistema imunológico não vai responder adequadamente a essa vacina. A orientação é para que após a recuperação esse animal seja levado no setor de zoonoses da Prefeitura para que receba a vacina.

 

Outras informações podem ser obtidas na Vigilância Epidemiológica, no setor de zoonoses, pelos telefones (16) 3307-7405 ou 3307-7282.

 

Confira os locais de vacinação

 

(18/07/2017)