PREFEITURA EXIGE MAIOR CONTRAPARTIDA E MODERNIZAÇÃO DO SISTEMA NA RENOVAÇÃO DO CONTRATO DE CONCESSÃO DO SERVIÇO DE ESTACIONAMENTO NA ÁREA AZUL PDF Imprimir E-mail

Ampliação de 8 para 18% na oferta de contrapartida para a outorga de uso, diferentes formas de pagamento para o usuário, modernização do sistema interligado a Policia Militar e Guarda Municipal, por meio do Intragov, três dias de arrecadação solidária e ampliação da área de cobertura em atendimento as demandas da Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC), foram as exigências da Prefeitura de São Carlos para a prorrogação até 11 de junho de 2022 do contrato de concessão de outorga onerosa de prestação de serviços de implantação, operação e apoio técnico ao Sistema de Estacionamento Rotativo Pago.

 

O Extrato de Aditamento Contratual (1.º Termo Aditivo ao Contrato) nº. 107/12, onde a Prefeitura prorroga a vigência do contrato de concessão com a Hora Park Sistema de Estacionamento Rotativo Ltda., foi publicado na edição nº. 1.081, de 11 de agosto, do Diário Oficial do Município.

 

O secretário municipal de Transporte e Trânsito, Coca Ferraz, explica que a negociação foi difícil porque a Prefeitura exigiu da empresa uma contrapartida maior do que vinha sendo pago no passado. Também foi atendido o pedido de modernização do sistema. Os usuários vão poder pagar a área azul de três formas distintas: por meio de aplicativo no celular, indo até o parquímetro, mas não necessitando voltar com o comprovante para o carro, basta digitar a placa do veículo no parquímetro que já fica estabelecido o pagamento, além da opção de pagamento em dinheiro para as monitoras da empresa e o pagamento com cartão.

 

A empresa se comprometeu ainda, durante o ano, realizar três dias solidários onde a arrecadação será destinada a instituições de caridade a ser definidas pela Prefeitura e colocar um sistema moderno que permite uma conexão com a Policia Militar de forma a identificar veículos que tenham restrições judiciais ou administrativas. Quem instalar o aplicativo “Zona Azul Estapar”, que pode ser baixado no celular ou tablet via loja virtual Google Play (clicando no Play Store) para quem utiliza o sistema Android ou clicando no app Apple Store para quem utiliza o sistema operacional iOS, além da comodidade de pagamento vai saber previamente se há vagas disponíveis na quadra de interesse.

 

“Estamos com um sistema completo que está no mesmo patamar dos sistemas mais avançados do mundo. Dentro de dois meses estará implantada a modernização do sistema. Toda vez que entendermos necessário e neste sentido atua muito a ACISC, que representa os comerciantes que contribuem com sugestões de eventuais expansões do sistema, a empresa se comprometeu em fazer as adequações quando solicitadas pela Prefeitura”, ressaltou Coca Ferraz.

 

Hoje a área azul oferta aproximadamente 1.000 vagas de estacionamento rotativo na cidade e segundo a Secretaria de Transporte e Trânsito seriam necessárias mais 200, com áreas de cobertura já identificadas pela ACISC que serão analisadas pela Prefeitura para ofertar novas vagas de estacionamento rotativo.

 

O sistema utilizado emprega 50 pessoas em São Carlos e entre os principais benefícios estão à oferta de vagas de estacionamento e a rotatividade que beneficia o usuário, a população de uma maneira geral e também o comerciante que precisa que o cliente consiga estacionar perto do local de venda do estabelecimento.

 

“A área azul gera emprego, gera impostos para a Prefeitura e as contrapartidas nós vamos destinar para a melhoria da sinalização no trânsito, programas de educação para o trânsito, enfim uma série de vantagens, por isso o sistema é utilizado no mundo inteiro e em São Carlos, uma cidade desenvolvida, evidente que tem que ter o sistema de estacionamento rotativo”, finaliza o secretário Coca Ferraz.

 

(18/08/2017)