REUNIÃO DA CME DISCUTIU SETOR DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EM SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail

As dificuldades no setor de prestação de serviços, estacionamento rotativo, transporte público e a organização de eventos que promovam desenvolvimento, fomento ao turismo, empreendorismo e economia solidária, com geração de empregos e renda. Estes foram os principais temas debatidos nesta terça-feira (22), no auditório “Wilson Wady Cury” na Casa do Trabalhador, durante a 5ª Reunião Ordinária da Comissão Municipal de Emprego e terceira da série de reuniões setoriais agendadas pela Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda e aprovadas pela Comissão Municipal de Emprego (CME).

 

Participaram da reunião representantes do Sindicato dos Metalúrgicos, Sincomerciários, Sincomércio, ACISC, Fundação Educacional São Carlos (FESC), Sinthogastro, Sindspam, Associação dos Contabilistas, Gerência Regional do Trabalho de São Carlos, da Diretoria de Fomento ao Turismo e membros da CME.

 

O secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Walcinyr Bragatto, ressalta que a CME está fazendo um trabalho muito participativo, com atuação e representação dos sindicatos, organizações, da parte governamental, discutindo propostas, apresentando sugestões e encaminhamentos positivos, construtivos.

 

Do ponto de vista do levantamento de problemas um dos encaminhamentos propostos na reunião foi uma questão que permeia quase tudo e afeta profundamente a questão do comércio e dos serviços na cidade: o transporte público.

 

A CME vai chamar uma próxima reunião específica do transporte, com a presença do secretário de Transporte e Trânsito, Coca Ferraz, para saber o que a Prefeitura está pensando a respeito do transporte público e como os membros da Comissão podem contribuir para a melhoria desse transporte em nossa cidade com propostas a curto, médio e longo prazo.

 

Bragatto explicou também que foi encaminhada a proposta de se trabalhar eventos na cidade de São Carlos com a valorização de todos os setores, incluindo a área industrial, os prestadores de serviços, a economia solidária, enfim, todas as formas de produção do município, passando também logicamente pelo comércio.

 

A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda vai acompanhar cada um destes setores auxiliando na organização interna, na junção de esforços para que se promova a valorização dos profissionais da cidade. “Ter um movimento de valorização dos profissionais de São Carlos é muito positivo e importante, muitas vezes eles acabam encontrando algumas dificuldades porque nem sempre as ações externas em relação à cidade são ações éticas. Existem naturalmente situações às vezes indesejáveis, que precisam ser bem cuidadas para que os profissionais que atuam na área de prestação de serviços tenham respeitadas suas prerrogativas legais. Estamos atentos a todos estes fatores”, disse o secretário Bragatto.

 

Consuelo Generoso Coelho de Lima, responsável pela Gerência Regional do Trabalho e Emprego de São Carlos, destaca que a cidade é uma responsabilidade de todos. “As reuniões da CME são canais, fóruns onde podemos pensar políticas públicas de desenvolvimento, emprego e renda. Não é só um grupo de pessoas que pensa. São as pessoas que sofrem os problemas no dia a dia e que tem que ter canais de participação para trazer as suas propostas para pensarmos juntos uma nova política. A reunião serve para isso e neste sentido é extremamente construtiva”.

 

Consuelo enfatiza, ainda, que a cidade não é feita de um só setor, sendo necessário discutir propostas que ativem todos os setores. “Vamos pensar, por exemplo, numa grande feira que englobe todas as vocações, mas também a economia solidária que é uma forma diferente, mas extremamente importante para a população e que nós precisamos fomentar diariamente para que ela seja parte da economia da nossa cidade como um todo”, propôs Consuelo Lima.

 

(22/08/2017)