SÃO CARLOS JÁ VACINOU MAIS DE 10 MIL ANIMAIS CONTRA A RAIVA PDF Imprimir E-mail

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Divisão de Controle de Zoonoses, realizou no último sábado (19) a Campanha de Vacinação Contra a Raiva Animal, voltada para cães e gatos. Foram vacinados 10.059 animais, sendo 8.250 cães e 1.809 gatos.

 

“A procura pela vacina foi acima do esperado. Ela continua no próximo sábado (26) em outras regiões da cidade. Convidamos a população para participar dessa importante ação de saúde pública, onde protegemos nossos animais e a nossa saúde também”, diz a médica veterinária do setor de zoonoses, Luciana Marchetti.

 

No próximo sábado (26) mais 20 locais da cidade estarão disponibilizando a vacina das 9h às 17h. Os estudantes de medicina veterinária da UNICEP devem vacinar até 29 mil animais durante toda a campanha. A vacinação na zona rural do município será feita em data a ser definida, após a finalização da campanha na área urbana.

 

De acordo ainda com a médica veterinária do setor de zoonoses, Luciana Marchetti, devem ser vacinados animais com mais de três meses de idade e ser revacinados anualmente. A veterinária solicita que os proprietários levem os cachorros com coleira e guia e os gatos em caixinha especial de transporte, ou seja, contidos para evitar as fugas ou acidentes.

 

“A raiva é uma zoonose, uma doença que pode ser transmitida para as pessoas, tem uma letalidade de 100%. É uma doença muito grave e a única maneira de fazer a prevenção é com a vacinação dos animais domésticos. A posse responsável e vacinação são as únicas estratégias para se prevenir a raiva nos centros urbanos”, ressalta a veterinária.

 

Luciana Marchetti orienta que animal que estiver em tratamento ou aparentemente doente não é recomendado receber a vacina porque está debilitado e o seu sistema imunológico não vai responder adequadamente a essa vacina. A orientação é para que após a recuperação esse animal seja levado ao Setor de Zoonoses da Prefeitura para que receba a vacina.

 

Outras informações podem ser obtidas na Vigilância Epidemiológica, no Setor de Zoonoses, pelos telefones (16) 3307-7405 ou 3307-7282.

 

Confira os locais de vacinação

 

(22/08/2017)