CIDADANIA PROMOVE ENCONTROS PARA DISCUTIR ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL PDF Imprimir E-mail

Como parte do processo de formação continuada destinada aos profissionais que atuam na assistência social, a Secretaria de Cidadania e Assistência Social realizou o 1º Encontro “Construindo Saberes no SUAS: Psicologia, possibilidades e desafios”.

 

A atividade visa promover espaços de escuta e reflexão da prática profissional e foi realizado no Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira. “Este foi o primeiro Encontro, um momento especial para ouvir o profissional sobre o seu trabalho cotidiano. Percebemos que os psicólogos se sentiram reconhecidos e valorizados com a oportunidade de falar sobre sua prática profissional. Agora, vamos organizar novas conversas para discutirmos possibilidades de atuação, qualificação e aperfeiçoamento do atendimento a população nos serviços de proteção social”, explicou Glaziela Solfa, secretária de Cidadania e Assistência Social.

 

Além da secretária Glaziela Solfa, participaram do encontro a chefe de gabinete Regina Granja, o diretor de Assistência Social, Cleyton Oliveira, psicólogos dos CRAS, CREAS, Centro POP e NAI, equipamentos de referência na Assistência Social no atendimento à população.

 

O próximo encontro para discutir a atuação de profissionais da área está previsto para o mês de outubro.

 

SINAPIR- A Secretaria de Cidadania e Assistência Social e o Conselho Municipal da Comunidade Negra de São Carlos participaram, em São Paulo, da Assinatura do Termo de Adesão ao SINAPIR (Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial) e também da reunião do Grupo de Trabalho de Políticas Públicas para a População Negra do Estado de São Paulo.

 

O SINAPIR é uma forma de organização e articulação voltada à implementação do conjunto de políticas e serviços para superar as desigualdades raciais no Brasil, com o propósito de garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa de direitos e o combate à discriminação e as demais formas de intolerância.

 

A assinatura de adesão ao SINAPIR pode ser considerada uma grande conquista para o processo de busca pela promoção da igualdade racial no Estado de São Paulo. A capacidade de articulação dos municípios para a criação de órgãos que atuem na proposição e implementação de políticas públicas para a população negra será potencializada. Isso favorece o fortalecimento das ações afirmativas já executadas nos âmbitos municipal e estadual, já que possibilita a participação dos órgãos municipais de igualdade racial constituídos no âmbito do Poder Executivo e ligados aos Conselhos Municipais de Promoção da Igualdade Racial em editais com a propositura de programas e projetos voltados para a comunidade negra.

 

“Para nós, da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, contemplar a viabilização da criação destes órgãos e promover a participação ativa dos Conselhos Municipais de Promoção da Igualdade Racial, significa muito mais que apenas reconhecer a existência de desigualdades raciais no âmbito das relações sociais, mas atuar de maneira construtiva no processo de luta pela igualdade racial”, disse a secretaria Glaziela Solfa.

 

(20/09/2017)