EXPOSIÇÃO EXTRAVAGANZA SUPERAÇÃO ROSA PERMANECE ATÉ DIA 10 NO ESPAÇO PAÇO PDF Imprimir E-mail

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Carlos, Rosária Mazzini, acompanhada do prefeito Airton Garcia, do vereador Roselei Françoso, da psicóloga e supervisora do Ambulatório Oncológico, Alessandra Groppa, do chefe de seção de Difusão Cultural da Prefeitura, Carlos Alberto Caromano e demais parceiros da Campanha Outubro Rosa, abriu na noite da última terça-feira (3), no Espaço Paço, a Exposição “Extravaganza Superação Rosa”, do fotógrafo Carlos Matos.

 

O fotógrafo fez um trabalho especial para a Campanha Outubro Rosa, retratando 18 mulheres que fazem parte do Grupo de Apoio Interdisciplinar de Câncer de Mama (GAICAM). Os painéis expostos no Espaço Paço mostram a superação dessas mulheres que tiveram o tumor, mas que com fé, ousadia, criatividade e alegria de viver, superaram o tratamento e hoje auxiliam outras mulheres que enfrentam a doença.

 

Inicialmente todos os convidados assistiram apresentações do Grupo de Dança da professora Daniela Lange da Academia Motricidade. Logo na sequência, ao som dos músicos Jota Gonzalez e Rafael Sgobbe, cada modelo pousou ao lado do painel com a fotografia, mostrando assim a superação.

 

Rosária Mazzini agradeceu o apoio de todos os parceiros e reforçou a necessidade do diagnóstico precoce da doença. “Entre as mulheres, o câncer de mama apresenta-se como a segunda neoplasia maligna com maior incidência. Dessa forma, essa patologia é considerada um dos maiores problemas de saúde pública associado ao câncer em mulheres no Brasil. No entanto, é um tipo de câncer que possui uma significativa possibilidade de cura quando detectado precocemente, por issoo autoexame e a mamografia devem fazer parte da rotina feminina.As mulheres também precisam cuidar do peso e fazer atividade física, já que esses fatores estão relacionados à doença”, afirmou a presidente do Fundo Social de Solidariedade”, lembrando que a mamografia está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

O prefeito Airton Garcia ressaltou que para fazer a mamografia a paciente deve se dirigir a uma unidade básica ou de saúde da família. “Se passar por consulta pode solicitar ao médico, caso contrário, pode pedir diretamente a guia do exame para a enfermeira responsável. Oferecemos 800 mamografias por mês em São Carlos, porém em média são solicitados 500 exames mensais, portanto não existe fila de espera para o procedimento”, garantiu o prefeito.

 

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa é de 60 mil novos casos por ano em mulheres cada vez mais jovens, e quanto mais cedo o diagnóstico, mais chances de cura. “Precisamos conscientizar as mulheres sobre a importância da detecção precoce porque nós sabemos que detectando precocemente, o câncer de mama tem mais chance de cura e os tratamentos são mais conservadores, evitando uma mutilação. Hoje, temos aqui as meninas do GAICAM que são exemplos dessa superação”, disse Alessandra Groppa, psicóloga e supervisora do Ambulatório Oncológico. 

 

O fotógrafo Carlos Matos mostra um olhar sensível sobre a luta e a superação da doença. “Ouvi o relato de cada uma e fiz o convite para o ensaio. “Procurei mostrar como passam por essa doença séria mulheres de todas as camadas da sociedade, como elas encaram o tratamento, como se enxergam após a cura e o quanto saem fortes dessa batalha”, conta Matos.

 

A Exposição fica até o dia 10 de outubro no Espaço Paço, depois segue para o Centro Municipal de Artes e Cultura (CEMAC), localizado na rua São Paulo, 745, no centro, onde permanece até o dia 25 de outubro.

 

São parceiros do Outubro Rosa: Sesc, Senac, Shopping Iguatemi, Academia Motricidade, Eco e MAMA, Instituto Mix e IST/Aids.

 

Confira a programação completa da Campanha Outubro Rosa:

 

(04/10/2017)