MUNICÍPIO INICIA AÇÕES PARA MELHORAR ÍNDICES DO MUNICÍPIO VERDEAZUL PDF Imprimir E-mail

A Coordenadoria do Meio Ambiente já está trabalhando no planejamento das diretivas do Programa Município VerdeAzul. Num encontro promovido na última sexta-feira (5), a Coordenadoria apresentou para as secretarias municipais, autarquias e fundações como foi o desempenho da cidade no Ranking Ambiental. São Carlos subiu 29 posições, ficando na 133ª posição, entre os 488 municípios participantes, com 55,87 pontos.

As melhores pontuações foram em resíduos sólidos (7,75), biodiversidade (7,64), conselho ambiental (7,20), gestão de águas (7,10), esgoto tratado (7,4).  As piores notas foram arborização urbana (1,52) e qualidade do ar (3,34). “Temos que atuar decisivamente nessas áreas que o município não foi pontuado ou recebeu pontuação baixa. Com apoio das secretarias, vamos atacar para resolver as pendências até o meio do ano, quando acontece a primeira avaliação”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, José Galizia Tundisi.

 

Programa Município VerdeAzul– PMVA, desenvolvido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, tem como objetivo principal estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo. A participação do município no PMVA é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição – FECOP.

“Nossa intenção é até junho avançar e ter pelo menos 50 pontos na pré-certificação. Com isso, ficaremos aptos a participar de editais que dão preferências aos municípios certificados. No Ranking Ambiental, a meta é chegar o mais próximo possível à nota de corte que é 80. Por isso, a participação de toda a Prefeitura é muito importante. Muitas diretivas que nós não pontuamos ou pontuamos pouco são desenvolvidas no município, é preciso organizar os dados para aproveitá-los no Programa”, afirmou Anna Paula Luzia, interlocutora do programa no município.

Nos dias 18 e 19 de janeiro, São Carlos vai sediar a capacitação regional do Programa Município VerdeAzul com a participação de 68 cidades.

 

(08/01/2018)