SÃO CARLOS TEM MAIS UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA PDF Imprimir E-mail

Além da USP, UFSCar, FATEC e IFSC, a UNIVESP inicia as aulas em São Carlos

 

A Prefeitura de São Carlos já oferece ensino superior. Na noite desta segunda-feira (26), uma aula inaugural conjunta, realizada no Teatro Municipal, deu início ao ano letivo da UNIVESP-SÃO CARLOS. “A UNIVESP é uma universidade pública virtual gratuita que a partir de hoje, tem o maior projeto de inclusão universitária do país, com quase 40 mil alunos distribuídos em mais de 240 polos”, contou Ricardo Bocalon, diretor administrativo da UNIVESP.

 

Em São Carlos, a parceria com a prefeitura abriu 200 vagas distribuídas em 4 cursos: engenharia da computação, engenharia de produção, pedagogia e tecnólogo em gestão pública. “É uma grande conquista para o povo de São Carlos. Há pouco mais de um mês, o prefeito Airton Garcia nos deu esse desafio e com o apoio do vice-governador, hoje, São Carlos ganha mais uma universidade pública”, afirmou Nino Mengatti, secretário de Educação.

 

Três meses após sua criação, o CeFPE (Centro de Formação Profissional da Educação) assume a gestão do polo UNIVESP-São Carlos. “O CeFPE firmou parcerias com UFSCar, USP e IFSP, além de entidades como SEBRAE e Corpo de Bombeiros para a formação dos funcionários da educação, agora o Centro assume uma nova função: a formação superior. Quem ganha é a população de São Carlos. O CeFPE está oferecendo toda a infraestrutura necessária para acolher esse estudante”, informou Cissa Cerminaro Derisso, coordenadora do CeFPE.

 

Criada em 2012, a UNIVESP é mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI). Entre seus principais parceiros estão o Centro Paula Souza (CPS), USP, Unesp e Unicamp. “Os encontros presenciais serão mensais. Mas o polo estará aberto para tutoria e estudo online. Na primeira e na segunda listagem, foram 190 alunos inscritos, com 98% das matrículas efetuadas. Hoje, o município oferece cursos de educação à distância de qualidade”, contou Silvana Ferreira, coordenadora do Polo.  

 

Para Ana Lúcia Oliveira Silva, aluna do curso de tecnólogo em Gestão Pública, a oportunidade de ter um curso superior.  “É uma facilidade, principalmente, para quem não tem condições de estar presente nas aulas todos os dias. No meu caso, por causa da gestação. Escolhi o tecnólogo por ser um curso com menor duração com o mesmo peso de uma graduação normal, com certificado curso superior. É uma oportunidade de crescer no mercado de trabalho”, afirmou.

 

“Eu jamais conseguiria cursar uma graduação gratuita. Com 41 anos, não conseguiria nem cursar uma faculdade particular. O meu trabalho estava exigindo um curso na área. Só por ter iniciado o curso, me deram outra oportunidade dentro da empresa. Estou muito feliz”, contou Douglas Santos Domingos Pereira, aluno da Engenharia da Computação.

 

Além das 3 universidade: USP, UFSCar e UNIVESP, São Carlos ainda conta com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, que oferece três cursos superiores, pós-graduação, além de ensino técnico integrado e técnico concomitante, além do Centro Paulo Souza e Fatec com tecnólogo de Gestão Empresarial e de Recursos Humanos.

 

(28/02/2018)