RUAS DE SÃO CARLOS “GANHAM” NOVAS ÁRVORES PDF Imprimir E-mail

Em alguns quarteirões, não havia nenhuma árvore plantada

 

A primeira fase do Programa “São Carlos Verde – Arborização Urbana” terminou com o plantio de mais 100 árvores. O Programa é realizado pela EccOPolis, em parceria com a Prefeitura e visa aumentar a área verde dentro da cidade através do plantio de árvores nas calçadas.

 

Na avenida Carlos Botelho, entre as ruas 9 de Julho e Paulino Botelho de Abreu Sampaio, foram plantadas 50 árvores. “Em um quarteirão não tinha nenhuma árvore e plantamos 10. Ainda existe um pouco de resistência das pessoas, principalmente de comerciantes, em plantar uma arvore na frente do imóvel. Mas mesmo assim, avaliamos que a aceitação foi muito boa”, afirmou Ricardo Deangelo, idealizador e responsável pelo Programa.

 

O São Carlos Verde é viabilizado com recursos da iniciativa privada e apoio das secretarias de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Serviços Públicos e Comunicação. “O apoio da iniciativa privada ajuda a potencializar e acelerar o progresso da arborização na cidade. Hoje, é fundamental que a cidade tenha mais árvores. Temos que ampliar as parcerias”, afirmou o Profº Drº José Galizia Tundisi, secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia.

 

São Carlos tem um problema grave no quesito arborização urbana. Na avaliação do Programa Município VerdeAzul, foi a pior nota entre as dez diretivas, 1,52, numa avaliação de 0 a 10. “O déficit de árvores é muito grande, principalmente na área central e conjuntos habitacionais. Até o meio do ano, vamos encaminhar o Plano de Arborização para a Câmara. O plano é muito abrangente e vai melhorar muito a arborização na cidade”, explicou Tundisi.

 

A Associação dos Moradores do Jardim Cardinali e Adjacências foi um dos parceiros do Programa. “Quando o Jardim Cardinali começou não houve preocupação em plantar árvores. O bairro tem muitos arbustos e espirradeiras, mas não tem árvores. Há ruas inteiras sem uma árvore na calçada. A aceitação dos moradores foi muito boa. E quem num primeiro momento não queria já nos procurou pedindo orientações. O bairro ficará mais bonito. E ter uma árvore é ter um monte de benefícios”, afirmou Iberê Iori, diretor da Associação dos Moradores do Jardim Cardinali e Adjacências.

 

Papel social- Além do benefício para o meio ambiente, o Programa “São Carlos Verde – Arborização Urbana” também tem um papel social importante. A Ong Nave Sal da Terra recebeu um valor em dinheiro. “Toda a ajuda é bem vinda pela quantidade de crianças que nós atendemos. Além disso, o programa de arborização é muito importante, eu vejo pelo nosso bairro, como faz falta árvores nas ruas”, disse Lúcia Nordi , coordenadora da Ong.

 

O Programa São Carlos Verde tem poio do Colégio São Carlos, Imobiliária Cardinali, Bonaterra Infraestrutura e Associação Amigos do Cardinali.

 

(07/02/2018)