MAIS DE 700 ATLETAS PARTICIPAM DA CORRIDA DE CARNAVAL PDF Imprimir E-mail

A 1ª Corrida e Caminhada de Carnaval foi um sucesso e mostrou que folia combina com esporte. Mesmo com tempo nublado, na manhã desta terça-feira (14), mais de 700 pessoas pularam da cama cedo para correr pelas principais ruas e avenidas da cidade.

 

A prova contou com a participação de corredores de toda a região e das mais variadas idades, de 17 a 70 anos. “Estou preparado para a prova. Treino todo dia 14, 16 quilômetros, em subidas, planos e descidas. Espero fazer uma boa prova”, afirmou Leonardo Leite da Silva, pedreiro, 65 anos, 2º colocado na categoria 60/99.

 

“A iniciativa foi muito boa, incentiva o esporte e a saúde. A corrida é um esporte que só cresce pelos benefícios em prol da qualidade de vida”, avaliou o primeiro colocado da prova, Miguel Luciano. “Eu senti um pouco a subida, mas desci forte e deu para ganhar”, concluiu ele.

 

Para a professora aposentada Ivani Cesarino, uma excelente iniciativa. “Os corredores de São Carlos frequentam provas pela região, estava na hora da cidade estimular competições como essa, afinal de contas, correr é sinônimo de saúde”, afirmou ela. 

 

“Eu corro há 18 anos. Foi uma festa de carnaval diferente. Para nós corredores, um projeto interessante”, disse a vendedora Maria Edna dos Santos. “Espero que todo mundo fique satisfeito com o resultado porque correr é muito bom, faz muito bem para a saúde, hoje, um divertimento”, afirmou a manicure, Cione Cristina Banzato.

 

Com um percurso de 8 km, os corredores percorreram a Trabalhador São-carlense, Francisco Pereira Lopes, Comendador Alfredo Maffei, Treze de Maio e São Carlos. “É um privilégio termos uma alternativa as atividades de carnaval. Principalmente porque a prova privilegiou a nossa principal artéria: a avenida São Carlos”, contou Fernando Crnkovic, o mãozinha da São Silvestre.

 

A subida da avenida São Carlos foi o desafio dos competidores. “A prova foi muito bem organizada. O percurso em si desafiador. Até o quilômetro 6, foi tudo bem, quando entra na São Carlos, nossa senhora, muda todo o ritmo”, afirmou João Nunes de Souza, 2º colocado na prova. “Estava tudo bem até chegar na Treze de Maio e entrar na avenida São Carlos”, contou Valdir Castilho. “Foi um baita desafio. Como todo esporte, a corrida é assim. Obriga a gente desafiar nossos próprios limites. Por mais que seja cansativo, a gente chega querendo mais”, avaliou Vanessa Ribeiro, técnica em enfermagem do trabalho.

 

A vencedora na categoria feminina veio de Matão e aprovou. “A prova me surpreendeu positivamente. Fiquei muito feliz pelo meu tempo e colocação. Eu gosto de correr. Eu respiro corrida”, afirmou Vera Lúcia Calegari da Silva.

 

Além do lazer e do esporte, a Corrida de Carnaval teve também um papel social. “A administração quer oferecer o melhor do esporte e do lazer para a população de São Carlos. Hoje, tivemos aqui famílias, amigos, atletas das mais variadas idades participando de um grande evento. Também conseguimos arrecadar mais de 1000 quilos de alimentos, trabalhando também a parte solidária”, disse Marco Amaro, diretor de Fomento ao Lazer.

 

Estimular e desenvolver o esporte e lazer no município está na pauta da Prefeitura de São Carlos. Na medida do possível, a administração vai investir nas mais variadas provas e competições. “Nós temos uma proposta de realizar ao longo 2018, um circuito de corridas e de caminhadas. A próxima prova será a Corrida do Clima e do Trabalhador, em maio. Mas de modo geral, a administração vai realizar todos os campeonatos amadores, entre eles, de futebol, de futsal, de vôlei, handebol e apoiar os atletas da cidade em competições oficiais”, contou Edson Ferraz, secretário de Esportes e Lazer.

 

“Temos que fomentar o esporte e o lazer. Sejam as escolinhas de esporte, as corridas de ruas, os esportes orientados. Hoje, a população busca qualidade de vida e o esporte é um dos meios de chegar lá. É investir no preventivo”, afirmou o prefeito Airton Garcia.

 

(14/02/2018)