CONSELHO MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA É IMPLANTADO PDF Imprimir E-mail

alt

A Prefeitura de São Carlos formalizou na tarde desta terça-feira (20), a criação do Conselho Municipal de Segurança Pública dando posse aos integrantes do Conselho. Criado pela Lei Municipal nº 13.398, de 5 de agosto de 2004, os conselheiros são indicados pela administração, órgãos e entidades, são nomeados por dois anos, sendo permitida apenas uma recondução por igual período.

 

“Esse conselho estava inativo. Foi retomado e regulamentado pelo decreto de número 403, do dia 18 de dezembro de 2017. Ele possibilita, entre outras ações, a busca de recursos junto ao Ministério da Justiça. Hoje, tivemos a primeira reunião, nas próximas começaremos a discussão do Plano Municipal de Segurança pública, que já temos um esboço”, afirmou Samir Antonio Gardini - Diretor do Departamento de Coordenação Político Institucional da Secretaria Municipal de Governo.

 

Entre os objetivos do Conselho Municipal de Segurança estão: estabelecer, entre os diversos níveis de governo e órgãos de segurança atuantes no Município, a cooperação nas atividades, buscando a otimização e complementariedade de suas ações e respeitando a autonomia de cada órgão no desempenho de suas atribuições específicas; criar e manter um banco de dados com informações sobre violência e criminalidade no Município e divulgá-lo entre seus membros; explicitar políticas públicas de cooperação no combate à violência, manter intercâmbio com outros conselhos similares, visando o encaminhamento de reivindicações de interesse comum e a troca de experiências, propor programas oficiais e comunitários de valorização do policial e da Guarda Municipal.

 

“A instituição do Conselho foi um passo importante na área da segurança pública. Temos representantes das mais diversas áreas pensando, discutindo e propondo políticas públicas para a redução dos índices de criminalidade”, contou Samir Gardini.

A função de Conselheiro não é remunerada.

 

Composição do Conselho de Segurança Municipal

- Airton Garcia – Prefeito – Presidente do Conselho do de Segurança Municipal

- Samir Antonio Gardini - Diretor do Departamento de Coordenação Político Institucional da Secretaria Municipal de Governo

- Michael Teruo Yabuki - Comandante da Guarda Municipal de São Carlos

- Major Jefferson Lopes Jorge - Polícia Militar

- Reginaldo Aparecido Malimpensa – Polícia Civil

- Helena Maria de Souza - Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito

- Pedro Fernando Caballero Campos - Diretor do Departamento de Defesa Civil

- Joel Amaro - Conselho Comunitário de Segurança do Estado de São Paulo - CONSEG

- Eliana Padilha Drighetti - Núcleo de Atendimento Integrado – NAI

- Tânia Cristina Lopes de Castilho - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

- Sérgio Aparecido Marino - Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural

- Mozart Maluf Pedroso - Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC)

- Luiz Fernando Sverzut - Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)

- Valmir Pereira dos Santos - Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subsecção de São Carlos.

 

(20/02/2018)