SECRETARIA DE TRABALHO, EMPREGO E RENDA E SENAC ABREM VAGAS PARA QUATRO CURSOS PROFISSIONALIZANTES PDF Imprimir E-mail

A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), em parceria com o SENAC São Carlos, vai oferecer no mês de março 86 vagas em 4 cursos de formação profissional.

 

As vagas são para os cursos de operador de computador (14), manicure e pedicure (12), promotor de vendas (30) e recreador (30).

 

As inscrições podem ser feitas nos dias 5 e 6 de março, das 8h às 12h e das 14h às 16h, na Casa do Trabalhador “Antônio Cabeça Filho”, localizada na avenida São Carlos, nº 1.800, no Centro.Para se inscrever em qualquer um dos cursos é necessário apresentar carteira de trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e, caso possua, número do Programa de Integração Social (PIS).

 

O curso de recreador, com carga horária de 160 horas, acontecerá de 19 de março a 16 de maio, com aulas de segunda a sexta das 13h30 às 17h. O objetivo é a formação de profissionais para atuarem em empresas que desenvolvem atividades de lazer e entretenimento como hotéis, acampamentos, resorts, clube, complexos esportivos, associações desportivas, navios, espaços de festas e eventos, parques temáticos, colônias de férias, spas, espaços culturais. O profissional também poderá trabalhar em ambientes escolares, executando atividades recreativas e ludo pedagógicas que estimulem a integração as práticas de recreação social e o desenvolvimento pessoal desinteressadamente, promovendo programações diversificadas de lazer e entretenimento, destinadas a diferentes tipos de público. Para se inscrever no curso de recreador é preciso ter idade mínima de 16 anos e o ensino fundamental completo.

 

Já o curso de promotor de vendas, também com carga horária de 160 horas, visa capacitar o profissional para promover, de forma ética, a venda de produtos ou serviços utilizando ferramentas de merchandising, princípios de logística e de operação no ponto de venda, comunicação assertiva e relacionamento adequado com os diversos tipos de cliente, visando à maximização de resultados. O curso prepara o aluno para atuar como promotor de vendas e também como vendedor de varejo ou assumir outras funções numa organização varejista ou em áreas de marketing de outros segmentos mercadológicos. A metodologia é totalmente prática e focada nas necessidades do mercado e as estratégias de comunicação são trabalhadas com muita intensidade em todo o programa. Além disso, o curso oferece uma visão prática de estratégias varejistas e de análise de resultados. Para se inscrever também é preciso ter idade mínima de 16 anos e o ensino fundamental completo. As aulas serão de segunda a sexta das 13h30 às 17h de 19 de março a 16 de maio.

 

Possibilitar ao aluno o primeiro contato com o computador e o ambiente Windows, capacitando-o para a aplicação de diferentes recursos relacionados à estética de documentos, exercícios de cálculos matemáticos em planilhas, criação de apresentações de qualidade, e uma melhor postura e comportamento no ambiente de trabalho e frente ao computador, esse é o objetivo do curso de operador de computador com carga horária de 196 horas, tendo como requisito para inscrição idade mínima de 15 anos e estar frequentando o ensino fundamental. As aulas acontecem de 19 de março a 29 de maio, de segunda a sexta das 13h30 às 17h.

 

Outra opção de formação profissional é o curso de manicure e pedicure. Com 160 horas aula acontecerá de 19 de março a 16 de maio de segunda a sexta das 8h às 12h. O curso vai capacitar o profissional para atuar por meio de técnicas específicas e habilidades de higienização, corte, lixamento, hidratação e esfoliação, colocação de unhas postiças e de decoração, para o embelezamento e cuidado das unhas das mãos e dos pés, atendendo às normas de biossegurança. São requisitos necessários ter 18 anos e o ensino fundamental completo.

 

Para o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Walcinyr Bragatto, manter a parceria com o SENAC é muito importante no sentido de oferecer novas opções de cursos para a formação profissional com certificação.  “O Senac é referência de qualidade em capacitação profissional e um grande parceiro da SMTER na formação de novos profissionais e desenvolvimento da cidade”, ressaltou Bragatto.

 

Todos os cursos serão ministrados no Banco do Povo, na rua José Bonifácio, nº 889, no Centro.

 

(01/03/2018)