CIDADANIA PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA PDF Imprimir E-mail

 

A Secretaria de Cidadania e Assistência Social participou nesta semana, do “Encontro com os Gestores Municipais do Programa Bolsa Família”. Noventa e três cidades das regiões de Araraquara, Barretos, Franca e Ribeirão Preto, estiveram no evento promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, em Ribeirão Preto. O evento contou com a presença do secretário Floriano Pesaro.

 

O objetivo do encontro, que contou com a presença de 186 técnicos, foi discutir o cadastramento dos beneficiários no Cadastro Único (CadÚnico), fortalecer o modelo de gestão e debater o cenário estadual.

Técnicos de todo o Estado serão capacitados para melhorar a gestão dos recursos do Índice de Gestão Descentralizada (IGD). Este índice mede o desempenho de cada cidade com relação à atualização dos cadastros das famílias e também da atuação do município no acompanhamento das condicionalidades de educação e de saúde e no controle social.

 

O Bolsa Família é um programa do Governo Federal, que atende 1,5 milhão beneficiários no Estado de São Paulo. Em São Carlos, o programa atendeu em dezembro/2017, 6.826 famílias.

 

O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, ressalta a importância de intensificar a gestão intersetorial do programa para a efetivação de políticas públicas. “As áreas de Assistência Social, Saúde e Educação precisam trabalhar juntas nos municípios de São Paulo, para garantir atendimento amplo aqueles que mais precisam”.

 

“Foi uma semana bastante ativa. Participamos da assinatura dos nossos termos de convênio para receber recursos estaduais por meio do Fundo Municipal de Assistência Social. Esses recursos possibilitam o desenvolvimento de programas e atividades dentro da assistência. Também estivemos no encontro sobre o bolsa família passando por uma atualização importante para que a Secretaria preste um melhor atendimento para a população”, afirmou Glaziela Solfa, secretária de Cidadania e Assistência Social.

 

(02/03/2018)