PROJETO CIÊNCIA NAS ESCOLAS É LANÇANDO COM HOMENAGEM A CIENTISTA YVONNE MASCARENHAS PDF Imprimir E-mail

“A ciência é uma coisa só. Os alunos precisam perceber o valor da interação das diferentes áreas. Não existem apenas fenômenos físicos, químicos, biológicos ou matemáticos. Tudo está envolvido em uma coisa só: o conhecimento sobre a natureza. Uma pessoa que só sabe física é uma pessoa que tem certa cultura, mas não tem o conhecimento global do que é a ciência". Com um discurso tranquilo, de quem cresceu junto com a ciência no Brasil, uma das maiores cientistas brasileira, a profª drª Yvonne Mascarenhas, inicia a conversa sobre o Projeto Ciência nas Escolas, que foi lançado nesta quarta-feira (7), na Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha.

 

O Projeto Ciência nas Escolas é uma parceria entre a Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia e Coordenadoria do Meio Ambiente, com o Centro de Pesquisa e Ótica e Fotônica (CEPOF/USP) e Diretoria Regional de Ensino. Propõe, através de pôsteres, difundir o conhecimento da ciência nas escolas e em espaços educacionais.

 

Os pôsteres apresentam, entre outros, temas voltados para o meio ambiente, vida saudável, desenvolvimento sustentável, além de homenagear cientistas brasileiros e estrangeiros, mundialmente conhecidos. “O projeto visa disponibilizar para as escolas, especialmente para as escolas de segundo grau, informações sobre temas fundamentais nas mais variadas áreas da ciência. E assim, proporcionar um conhecimento mais amplo de informações científicas e tecnológicas. Também estamos homenageando os cientistas para que essa nova geração conheça nomes que fizeram história na ciência”, afirmou profº drº José Galizia Tundisi, secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia.

 

Valorizar o ensino científico dentro das escolas também é um meio de fazer a ciência chegar à sociedade. “A parceria trouxe um ganho muito grande que é o conhecimento científico para dentro da escola. A partir desse conhecimento, os alunos vão ter oportunidade de conhecer os métodos científicos, os processos e etapas dentro de uma pesquisa. Os pôsteres são estímulos para que os alunos percorram o caminho de um cientista”, afirmou Silvana Belotti, professora e coordenadora do Núcleo Pedagógico da Diretoria Regional de Ensino (DRE-São Carlos).

 

Tornar o estudo da ciência mais interessante e prazeroso é um desafio para as escolas. “Esse espaço vai trabalhar conhecimento. E o conhecimento é tudo dentro da escola. A parceria vai ao encontro da proposta pedagógica dessa unidade. Os alunos vão aproveitar bastante. Inclusive tem disciplinas que falam do conteúdo desse espaço que foi inaugurado. A drª Yvonne Mascarenhas foi pioneira no desenvolvimento de projetos com as escolas estaduais. Aqui, ajudou na reforma dos laboratórios e implantou projetos que beneficiaram o ensino da ciência. Uma justa homenagem!”, disse Lucinei Tavoni Bueno, diretora da Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha.

 

Para Wilma Barrionuevo, coordenadora de Difusão de Ciência e Tecnologia do Centro de Pesquisa e Ótica e Fotônica (CEPOF/USP), a parceria da universidade com a Prefeitura permite uma ampla difusão de conhecimentos. “Estamos trabalhando com várias parcerias, entre eles, "Ciência na Praça" e "Ciência nas Escolas". Pretendemos despertar nos jovens o interesse pela ciência e também para as questões sociais de nossa região. Os estudantes terão oportunidade de interagir com a população geral, levando informações relevantes a fim de melhorar seus hábitos alimentares, estilo de vida e interação e respeito com o meio ambiente”, explicou Wilma.

 

Parte do recurso do Projeto Ciências nas Escolas é de uma emenda parlamentar do vereador Robertinho Mori. O próximo espaço será inaugurado no Museu de Ciência, homenageando o cientista Oswaldo Cruz.

 

(07/03/2018)