PROJETO CIÊNCIA NA ESCOLA CHEGA AO MUSEU MÁRIO TOLENTINO PDF Imprimir E-mail

O Museu da Ciência “Prof. Mário Tolentino” já está participando do Projeto Ciência nas Escolas. Os painéis foram instalados nessa semana e compõe o acervo da instituição.

 

“O Museu da Ciência é um espaço de educação e de convivência com temas de ciência, tecnologia e artes e não poderia ficar fora desse projeto importante. Nosso objetivo com isso é proporcionar um conhecimento mais amplo de informações científicas e tecnológicas”, afirmou o Profº Drº José Galizia Tundisi, secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia.

 

O Projeto Ciência nas Escolas é realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia e Coordenadoria do Meio Ambiente em parceria com o Centro de Pesquisa e Ótica e Fotônica (CEPOF/USP) e Diretoria Regional de Ensino. Propõe, através de pôsteres, difundir o conhecimento da ciência nas escolas e em espaços educacionais.

 

Parte do recurso do Projeto Ciências nas Escolas é de uma emenda parlamentar do vereador Robertinho Mori. “Todos os projetos que incentivam o desenvolvimento dos nossos estudantes nas áreas da ciência, tecnologia e arte terão meu apoio. O Projeto Ciência nas Escolas, agora, instalado no Museu, amplia o rol de possibilidades educacionais e culturais. O espaço no Museu da Ciência Prof. Mário Tolentino permitirá que estudantes das mais variadas escolas tenham acesso aciências”, afirmou o vereador Robertinho Mori.

 

Os pôsteres apresentam, entre outros, temas voltados para o meio ambiente, vida saudável, desenvolvimento sustentável, além de homenagear cientistas brasileiros e estrangeiros, mundialmente conhecidos. No Museu da Ciência, a homenagem foi para o cientista Oswald Cruz. “Oswald Cruz foi um sanitarista que mudou a saúde pública no Brasil nos anos de 1900. Inaugurou a pesquisa científica no Brasil, publicando artigos sobre microbiologia,enfrentou a febre amarela e varíola, precisa ser lembrado”, disse Tundisi.

 

O Museu da Ciência tem um grande acervo voltado para a ciência, tecnologia e artes. O espaço oferece conhecimento em todas as áreas da física, como ótica, mecânica e ondulatória. Todos os experimentos são interativos e o público pode aprender e mexer nos objetos, com a orientação dos monitores. Além disso, tem um grande acervo de paleontologia. “Temos em nosso Museu o único urolito, xixi de dinossauro, do mundo; a menor e a segunda maior pegada de dinossauro do Brasil; um pampatherium, tatu gigante da megafauna, com 12.000 anos, sendo o exemplar mais completo do país e somos considerados o melhor museu brasileiro em icnofósseis”, contou o diretor do Museu, Paulo Roberto Milanez.

 

O Museu da Ciência “Prof. Mário Tolentino” fica na Praça Coronel Salles, na esquina da avenida São Carlos com a rua Major José Inácio. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 17h30 e na quarta, o Museu fica aberto até às 20h30.Visitas de escolas e grupos devem ser agendadas pelo telefone (16) 3307-6903.

 

(16/03/2018)