ACESSO AO SISTEMA DETECTA SERÁ LIBERADO PARA SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail

O diretor do Departamento de Coordenação de Política Institucional da Secretaria de Governo, Samir Gardini, acompanhado do diretor de Tecnologia de Informação (TI), Cristiano Pedrino, esteve na última quinta-feira (12), na Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, para discutir os últimos ajustes do convênio para a operacionalização do Sistema Detecta em São Carlos.

 

O Detecta é um sistema de monitoramento inteligente, o maior Big Data (conjunto de informações armazenadas) da América Latina, que integra bancos de dados das polícias paulistas, como os registros de ocorrências, Fotocrim (banco de dados de criminosos com arquivo fotográfico), cadastro de pessoas procuradas e desaparecidas, dados do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), registro de veículos furtados, roubados e clonados.

 

Em setembro do ano passado o Diário Oficial do Governo do Estado São Paulo publicou o convênio GSSP/ATP 123/17, Processo 6.911/17, incluindo São Carlos no sistema Detecta da Secretaria de Segurança Pública. “Agora nos reunimos com os técnicos do programa para a liberação do link (acesso), já que São Carlos será a primeira cidade a ter uma plataforma compatível com a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo, PRODESP, que é o sistema GENETEC.Na verdade o Detecta incorporará as câmeras de monitoramento da Guarda Municipal”, explicou Samir Gardini ressaltando que após essa liberação do acesso a Prefeitura vai realizar uma demonstração do sistema em funcionamento.

 

Os radares que possuem a tecnologia de Reconhecimento Ótico de Caracteres (OCR) também serão incorporados ao sistema. Os radares não são para autuação de trânsito e sim para fins criminais.

 

“As imagens passam por um sistema de vídeo analítico e trazem excelentes resultados. Não apenas com relação aos veículos, mas também elucidando e ajudando a prender, fugitivos, estelionatários e sequestradores. É um trabalho e uma ferramenta muito importante para a segurança pública”, finaliza Samir Gardini.

 

Hoje São Carlos possui 24 câmeras, 19 em operação, na Central de Monitoramento da Guarda Municipal.

 

(13/04/2018)