SÁBADO É “DIA D” MOBILIZAÇÃO CONTRA INFLUENZA PDF Imprimir E-mail

Em São Carlos, apenas 30% do grupo prioritário tomou vacina

 

Neste sábado (12), os postos de vacinação estarão abertos das 8h às 17h para vacinação da população-alvo contra a gripe. As pessoas que fazem parte dos grupos prioritários devem procurar as unidades mais próximas para receber a vacina gratuitamente. Em São Carlos, a expectativa é vacinar aproximadamente 52.500 pessoas que compõem os grupos prioritários, sem contar os professores e comorbidades, até o dia 1º de junho.Até esta quarta-feira (9), 30,96%, ou seja, 16.966 pessoas já receberam a vacina contra a gripe.

 

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

 

A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Ela protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS, (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Neste ano, apenas a cepa da influenza A (H1N1) não foi alterada: A/Michigan/45/2015 (H1N1)pdm09; A/Singapore/INFIMH-16-0019/2016 (H3N2); e B/Phuket/3073/2013.

 

Durante todo o sábado (12), além das unidades de saúde, a Vigilância Epidemiológica estará com 2 postos volantes das 8h às 17h, para vacinar grupos prioritários, exceto crianças menores de 5 anos, na Igreja Santo Antonio e na Fundação Educacional São Carlos (FESC Vila Nery), e um posto na UNICEP, das 9h às 12h e das 13h às 17h, com a imunização de todos os grupos.

 

Quem for se vacinar deve comparecer a um dos postos de vacinação com a carteira de vacinação ou documento de identificação com foto.

 

Em São Carlos, duas pessoas morreram vítimas de influenza. Outras dez pessoas estão aguardando o resultado do exame e 18 tiveram resultados negativos. 

 

(11/05/2018)