COM APOIO DA PREFEITURA, SÃO CARLOS TEM UMA NOVA COOPERATIVA AGRÍCOLA PDF Imprimir E-mail

Depois de um ano de estudo e planejamento, a Cooperativa Agrícola de São Carlos (COASCRE) está criada. Com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, a Cooperativa começa com 40 produtores de verduras, frutas e legumes. “No passado, os produtores de São Carlos já tinham tentando uma associação e queriam transformar a associação numa cooperativa. Nossa sugestão foi começar do zero. Durante um ano, os produtores participaram de capacitações e consultorias e criaram a COASCRE, que a partir de agora, já está apta para participar de chamadas públicas e licitações para fornecer alimentos para a merenda escolar, por exemplo. Eles inclusive têm preferência na participação”, afirmou Deonir Tofollo, secretário de Agricultura e Abastecimento.

 

Responsáveis por cerca de 70% da produção de alimentos no Brasil, os pequenos produtores ainda enfrentam algumas barreiras como meios para aumentar a produtividade, o acesso a canais de comercialização e a financiamentos que possam permitir investimentos na propriedade, segundo informações da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, ligada a Casa Civil.

 

Para o presidente da Cooperativa, Otávio Ribeiro, a COASCRE está engatinhando, mas o fortalecimento dela favorece o desenvolvimento da agricultura do município. “A Prefeitura e o Sebrae foram fundamentais para a criação da Cooperativa. Estamos muito felizes em ter dado o primeiro passo, mas estamos engatinhando e como uma criança ainda vamos precisar do apoio dessas instituições. A união é importante. Além dos benefícios do desenvolvimento da agricultura da cidade, tem todo o lado social de incentivar o emprego no campo, manter a produção numa crescente para que não nos faltem alimentos no futuro”, afirmou ele.

 

Um dos parceiros na criação da Cooperativa foi o Sebrae. “O trabalho entre o poder público e as instituições dão bons frutos e já estamos colhendo os primeiros, com o início do trabalho. União produtiva de forma cooperativista é extremamente relevante, favorece economicamente para que renda fique e gire na região; socialmente no qual se fomenta a geração de emprego e renda localmente; e institucionalmente com o fortalecimento dos produtores e das empresas ativas”, disse o gerente do Sebrae, Elton Aquinori Yokomizo.

 

Na última sexta-feira (11), o prefeito Airton Garcia conheceu os diretores da COASCRE. “Acho importante o desenvolvimento da agricultura local e acredito que a organização em cooperativa trará vários benefícios. A Prefeitura faz seu papel de incentivar a produção agrícola para a geração de mais renda para nossos agricultores. Eles vão continuar tendo nosso apoio”, disse o Prefeito.

 

A primeira compra pública que a Cooperativa de Produtores Rurais de São Carlos e Região deve participar será publicada nos próximos dias.

 

(14/05/2018)