PREFEITO PARTICIPA DA PREMIAÇÃO DO CUCO/USP JUNTAMENTE COM SECRETÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PDF Imprimir E-mail

O prefeito Airton Garcia e os secretários municipais de Educação, Nino Mengatti e de Esportes e Lazer, Edson Ferraz, participaram na manhã desta segunda-feira (14), no auditório Sérgio Mascarenhas, no IFSC/USP, da cerimônia de premiação da Competição USP de Conhecimentos (CUCo) 2017 e do lançamento da edição de 2018, com a presença deJoão Cury Neto, secretário de Educação do Estado de São Paulo, do professor Antonio Carlos Hernandes, vice-reitor da USP; do pró-reitor de Graduação da USP, Edmund Chada Baracat; do diretor executivo da FUVEST, Renato Sanches Freire; do deputado federal Lobbe Neto, da Dirigente Regional de Ensino de São Carlos, Débora Gonzalez Costa Blanco e da pesquisadora Yvonne Mascarenhas, professora e pesquisadora do Instituto de Física de São Carlos.

 

Representando os 1.360 alunos premiados do Estado de Paulo, participaram da solenidade 69 estudantes de escolas ligadas à Diretoria Regional de Ensino de São Carlos.  No total, a competição, que visa incentivar alunos de escolas públicas paulistas a ingressar nos cursos de graduação da USP,  teve mais de 18 mil inscritos de 895 escolas.

 

A CUCo é um desafio criado exclusivamente para os estudantes da rede pública do Estado de São Paulo e é parte do programa Vem pra USP!. A competição busca incentivar os alunos da rede pública de ensino paulista a ingressar nos cursos de graduação da USP e, ao mesmo tempo, estimulá-los a melhorar o desempenho nas disciplinas que compõem o conteúdo programático dos processos seletivos de acesso no ensino superior.

 

A competição possui duas provas. A primeira é online com 18 testes de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais, ciências e matemática. Os estudantes com o melhor desempenho nessa etapa avançam para a segunda fase, que é presencial, e o conteúdo inclui 45 testes, sendo 15 de português, 15 de matemática, dez de ciências e cinco de atualidades.

 

Os certificados da USP foram entregues aos alunos melhores classificados em 2017 pelas autoridades presentes. Já as diretorias de ensino receberam tablets como premiação. A Diretoria Regional de São Carlos foi a vencedora, por isso além dos tablets também foi premiada com uma gibiteca.

 

O vice-reitor da USP, após agradecer os dirigentes de ensino e professores pela atuação, se dirigiu aos alunos presentes. “Vocês precisam de duas coisas: primeiro, ter a oportunidade, e oportunidades  aparecem de diferentes maneiras. A outra é agarrar essa oportunidade e,  no caso do ensino, isso significa estudar. Cada gota de suor, cada tempo sentado estudando vai ser valorizado lá na frente.  Eu só fui fazer ensino superior porque, em um dado momento, me apareceu uma oportunidade similar a essa. Eu agarrei e pensei.. é aqui que vou fazer a minha vida”, afirmou Antonio Carlos Hernandes, que estudou em escola pública.

 

O prefeito parabenizou a USP pela realização do programa. “É um incentivo para os estudantes das escolas públicas, pois através dessa Competição muitos conseguem ver que é possível continuar no ensino público ingressando na USP”, disse Airton Garcia.

 

O secretário de Educaçãodo Estado de São Paulo, João Cury Neto, considera o projeto importantíssimo para os alunos das escolas públicas. “Qualquer estudante do ensino médio da rede pública pode se inscrever na competição, incluindo as Escolas Técnicas Estaduais, as ETECs e de Institutos Federais. A Universidade de São Paulo (USP) é uma instituição pública, ou seja, os cursos são gratuitos, além de oferecer apoio para o estudante, como auxílios moradia, transporte e alimentação. São 182 cursos de graduação”, lembrou o secretário.

 

CEMEI PLANALTO VERDE- Após o encerramento da solenidade o prefeito Airton Garcia e o secretário Nino Mengatti solicitaram ao secretário João Cury Neto para que reveja o pedido de São Carlos quanto à liberação de recursos, por parteFundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), para a construção de um Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) no bairro Planalto Verde. “Já entregamos à equipe técnica da Fundação toda documentação exigida para a liberação de recursos. Nosso projeto prevê a construção de uma unidade escolar nos mesmos moldes da que está sendo construída no Parque Novo Mundo com capacidade para atender 260 crianças, na faixa etária de 4 meses a 6 anos, um investimento estimado em R$ 1,7 milhão”, explica Mengatti.

 

João Cury Neto ressaltou a importância do fortalecimento das parcerias entre o Governo do Estado e as Prefeituras para aprimoramento da educação nos municípios. “O Governo do Estado demonstra grande capacidade de gestão mantendo o ritmo de investimentos mesmo nesse cenário de crise. Isso demonstra o esforço que São Paulo tem feito para continuar priorizando e investindo na educação. É bom poder contribuir com o processo de melhoria da educação em uma importante cidade do interior paulista”, afirma Cury.

 

(14/05/2018)