SÃO CARLOS REALIZOU IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA PDF Imprimir E-mail

O Conselho Municipal de Economia Solidária e a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, por meio do Departamento de Apoio à Economia Solidária, realizou durante todo o sábado (12), no Centro Público de Economia Solidária “Herbert de Souza - Betinho”, localizado na rua José Bonifácio, 885, no Centro, a IV Conferência Municipal de Economia Solidária de São Carlos que teve como tema “Economia Solidária como estratégia de ação coletiva - a importância da união/cooperação para alcançar conquistas”.

 

Participaram da mesa de abertura o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Walcinyr Bragatto, a presidente do Conselho Municipal de Economia Solidária, Digenir Chaves Fugazza, Décio Bueno representando o Fórum Municipal de Economia Solidária e José Eduardo Araújo, diretor do Departamento de Apoio à Economia Solidária.

 

A programação da Conferência teve início com o credenciamento dos participantes, seguiu com leitura e aprovação do Regimento Interno, recebeu a palestra “Economia Solidária, Cooperativismo, Trabalho Associado e União” do economista e professor Joelson Gonçalves de Carvalho, do Departamento de Ciências Sociais da UFSCar, orientações aos grupos técnicos para divisão em grupos de trabalho e apresentação do balanço da gestão do Conselho que se encerrou.

 

Foram eleitos novos conselheiros titulares e suplentes que vão representar os segmentos de artesanato, serviços, alimentação, produção, cultura, entidade e fomento e cooperativa social. A próxima reunião vai eleger o novo presidente (a) do Conselho Municipal de Economia Solidária. Já a Conferência acontece a cada dois anos.

 

Para o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Walcinyr Bragatto, a realização da Conferência é importante porque trabalha democraticamente com as decisões vindas do Fórum e do Conselho Municipal de Economia Solidária, um momento de debates, discussões e eleição dos conselheiros para o próximo período (2018/2020). “A Economia Solidária de São Carlos é bem estabelecida e segue princípios arraigados na institucionalização, é referência nacional, um trabalho com desenvolvimento efetivo e nós estamos procurando sempre ampliar esse trabalho, recuperando os programas do Governo Federal e fazendo obra no bairro Cidade Aracy para instalar um novo Centro Público em convênio com o Ministério do Trabalho. Temos que olhar a Economia Solidária como uma perspectiva de desenvolvimento estratégico não só para São Carlos, mas para o Brasil, revendo algumas relações em termos de produção e de gestão porque a Economia Solidária traz inovações neste sentido”, ressaltou Bragatto.

 

A presidente do Conselho Municipal de Economia Solidária, Digenir Fugazza, explicou que “pensamos a Economia Solidária como a solução para a geração de renda, para fortalecer uma nova cultura de respeito ao ser humano e a natureza um novo conceito de relacionamento mútuo visando à inclusão social e a estratégia coletiva para alcançar e manter conquistas”, disse Digenir.

 

Para Décio Bueno, representante do Fórum Municipal de Economia Solidária, “este é um espaço onde resolvemos o movimento da Economia Solidária com discussão de propostas dos nossos avanços, limites e desafios. A Economia Solidária nos mostra outros caminhos através do cooperativismo, do associativismo, na geração de renda, respeito à natureza, consumo sustentável, organização e outras iniciativas para o bem estar da população, pois aqui outra economia acontece”, destacou.

 

José Eduardo Araújo, diretor do Departamento de Apoio à Economia Solidária, agradeceu a presença de todos, ao secretário Bragatto e a equipe que ajudou a organizar o evento. “O desafio é grande para nós que vivemos do movimento diário da Economia Solidária, essa Conferência é um momento importante para discutirmos os desafios, avanços e elegermos os novos conselheiros, já que o Conselho é um órgão importante onde acontecem as discussões e deliberações das propostas de Economia Solidária”, finalizou Araújo.

 

(14/05/2018)