ÍNDICE DE VACINAÇÃO DE CRIANÇAS ESTÁ MUITO BAIXO EM SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail

A vacinação contra a gripe termina no próximo dia 1º de junho. Por causa do feriado, em São Carlos, a vacina estará disponível nas unidades de saúde até a próxima quarta-feira (30). Na cidade, a cobertura está em 53,91%, sendo que a meta é 90%.

 

“Eu quero convocar a população, todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários devem procurar a unidade de saúde mais próxima para tomarem a vacina e se protegerem contra a gripe”, afirmou Kátia Spiller, chefe da Vigilância Epidemiológica.

 

O público com maior cobertura, até o momento é de idosos 65,65%, seguido pelos professores 62,67%, puérperas com 51,55% e trabalhadores da saúde 51,35%. O grupo com menor índice de vacinação foi das crianças, entre seis meses e cinco anos com 29,69%. “A vacina e a forma mais eficaz de proteger as nossas crianças, reduzindo hospitalizações e as complicações da doença”, afirmou Kátia Spiller.

 

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus  da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

 

“Quando a gente tem uma grande cobertura vacinal, nós temos menos chance de ter a doença na forma grave e de ter óbitos pela doença causada pelo vírus da Influenza. É importante que essas pessoas procurem a unidade e recebem a vacina”, concluiu Kátia.

 

As unidades de saúde funcionam de segunda à sexta, das 7h às 17h.

 

(23/05/2018)