CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A POLIOMIELITE SERÁ REALIZADA EM TODO PAÍS DE 6 A 31 DE AGOSTO PDF Imprimir E-mail

O Ministério da Saúde já definiu a data da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite em 2018. Em todo o país a vacinação será realizada de 6 a 31 de agosto para crianças entre seis meses e menores de 5 anos de idade.

 

O Ministério da Saúde ainda reforça que todos os pais e responsáveis têm a obrigação de atualizar as cadernetas de seus filhos, em especial das crianças menores de cinco anos que devem ser vacinadas, conforme esquema de vacinação de rotina. “É a oportunidade de atualizar a caderneta de vacinação, já que nesse período o Ministério disponibiliza mais doses da vacina para todos os municípios”, ressalta Kátia Spiller, chefe da Vigilância Epidemiológica.

 

A vacina oral contra a Poliomelite (VOP) induz boa imunidade e humoral protegendo contra dois tipos do poliovírus 1 e 3, com eficácia de 90% a 95% após a administração das três doses. A dose é contra indicada para crianças com imunodeficiência congênita ou adquirida, neoplasia maligna, que estão em tratamento com corticoides em doses elevadas ou submetidas a outras terapias imunossupressoras (quimioterapia, radioterapia) ou crianças com reação anafilática em dose anterior.

 

Em São Carlos a cobertura vacinal contra a Poliomielite está em 59,77%, porém com a campanha que começa no próximo mês de agosto, a meta é chegar aos 95%, conforme estabelece o Ministério da Saúde.

 

(10/07/2018)