SECRETÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS DE IGUALDADE RACIAL PARTICIPA DE POSSE DO CONSELHO DA COMUNIDADE NEGRA PDF Imprimir E-mail

 

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, deu posse aos novos integrantes do Conselho Municipal da Comunidade Negra de São Carlos. A posse aconteceu no sábado (14), com a presença do secretário nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Juvenal Araújo Júnior.

 

Durante posse, o secretário destacou o papel do Conselho no enfrentamento ao racismo. “O enfrentamento do racismo se faz de forma eficiente por meio das políticas públicas e o Conselho é parte disso. O Conselho vai propor e aferir se as políticas de promoção da igualdade racial estão sendo executadas. Também vai trabalhar junto com o município as prioridades nas ações e o que cada secretaria pode fazer na questão de políticas para o enfrentamento ao racismo”.

 

Segundo o Juvenal Araújo Júnior, mesmo a população negra sendo maior a invisibilidade ainda é grande. “A invisibilidade do negro, principalmente na ascensão ao poder é muito grande. Só através de políticas públicas, a gente realmente vai tratar da questão racial de uma forma transversal em que possamos discutir, por exemplo, a saúde e educação, principalmente no cumprimento da Lei 10.639 que obriga as escolas a lecionarem sobre a história afro-brasileira; na assistência social com a capacitação dos agentes do CREAS e dos CRAS para o atendimento dessa população”, falou.

 

Para Elisa Lucas Rodrigues, assessora parlamentar da presidência da Assembleia Legislativa, quem também participou da posse, é de fundamental importância a cidade manter um conselho atuante. “Mesmo após 140 anos da abolição, nós ainda não temos a inclusão de uma população que é mais da metade. Então, o primeiro papel do conselho é propor ações afirmativas para que essa comunidade seja incluída. É um passo fundamental, o município tem que ter quem propõe e monitora essas ações para a população negra”, afirmou ela.

 

O Conselho Municipal da Comunidade Negra de São Carlos é ligado a Secretaria de Cidadania e Assistência Social que hoje, trabalha na construção de várias ações para a luta contra o preconceito e o avanço na igualdade racial. “É um momento muito importante para a cidade, é uma fase de renovação, de uma nova gestão. A presença do secretário Juvenal em São Carlos nos conecta com as políticas públicas nacionais, com tudo que está acontecendo, todas as orientações, isso reforça e fortalece o trabalho no município”, disse Glaziela Solfa Marques, secretária de Cidadania e Assistência Social. 

 

Conheça os novos membros do Conselho:

 

I - Representantes do Poder Público:

Sueli Aparecida Ferreira - Secretaria Municipal de Governo;

Clayton Renato Rangel dos Santos - Secretaria Municipal de Esportes e Lazer;

Natanael Alves da Silva - Secretaria Municipal de Saúde;

Eduardo Andreazi Moreira - Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão;

Fátima Elvira Briganti Asenha - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia;

Perola Luccas Conceição - Secretaria Municipal de Fazenda;

Viviane Século Sabaini - PROHAB - Progresso e Habitação de São Carlos S/A;

Cibeli Maria Colautti - Secretaria Municipal de Educação;

Regina Helena Granja de Medeiros - Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social;

 

II) Representantes da Sociedade Civil:

José Carlos de Campos - Associação de Gestores do Esporte e Entretenimento;

Edicarlos Sousa Neres - Associação Cultural e Educacional Movimento Hip Hop Senso Critico de São Carlos;

Maria Amélia Semifoque - Centro Cultural Negro Municipal de São Carlos;

Diva Coelho - Grêmio Recreativo, Cultural, Esportivo da Escola de Samba Independente de São Carlos;

Gabriel Gomes da Silva - Associação Dilectum;

Asenildo Elisiário da Silva - Companhia de Santo Reis Estrela Guia;

Valentim Donizeti Camargo - Projeto Aracy - PROARA São Carlos;

Alexandre Fermiano - Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Região;

Luciano Semifoque - Associação Sãocarlense de Capoeira.

 

(16/07/2018)