KANGUEIKO REÚNE OS MELHORES JUDOCAS DO PAÍS EM SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail

No último fim de semana, dias 27, 28 e 29 de julho, São Carlos recebeu os melhores do judô nacional e internacional. O Sensei Uichiro Umakakeba, professor 8º dan formador de atletas olímpicos e de professores de todo Brasil; Genta Taketani, judoca japonês enviado pelo governo japonês para ministrar aulas durante dois anos no Brasil; Alexandre Lee, atleta olímpico e técnico do Clube Paineiras do Morumbi; Sensei Sadao Fleming Mulero, professor de centenas de atletas e professores do cenário do judô nacional e o mestre Marco Barbosa, ex-seleção brasileira de Judô e campeão mundial de Jiu-Jitsu, participaram do I Kangueiko de São Carlos.

 

Atletas e mestres fizeram os treinamentos no Ginásio Milton Olaio Filho, sendo que a maioria também ficou alojada no local. “O termo japonês “Kangueiko” significa treinamento de inverno, uma prática comum entre os judocas, porém essa primeira edição ficará para história do judô de São Carlos e da 8ª Delegacia Oeste da Federação Paulista de Judô, só quem conhece um pouco da modalidade para entender a grandeza da oportunidade de poder participar de um treinamento com os cinco ícones do judô nacional”, explica Sebastião Alexandre da Cunha, o Sebá, técnico de esportes e organizador do evento.

 

De acordo com o secretário municipal de Esportes e Lazer, Edson Ferraz, a ideia é tornar o evento permanente aqui no município. “Vamos trabalhar para colocar esse evento no calendário oficial do município, fortalecendo o evento e trazendo nomes consagrados na modalidade. É uma oportunidade de ocupação do Ginásio Milton Olaio Filho, de aperfeiçoamento para os nossos atletas e de ganho para a cidade como um todo”, analisa Ferraz.

 

Para o Sensei Uichiro Umakakeba o Kangueiko é quando os mestres têm tempo de ficar mais com os alunos, de discipliná-los. “O judô é focado na competição, na disciplina e no estudo da moral. Nós professores que recebemos essa luz primeiro temos que nós esforçar para levá-la a todos os alunos”.

 

Já Alexandre Lee, atleta olímpico e técnico do Clube Paineiras do Morumbi, falou do nível do judô brasileiro. “O estado de São Paulo representa mais de 60% do judô nacional e a região central tem um histórico de tradição no judô, tem bons professores e atletas. No mundo somos o 5º país com mais vitórias na modalidade. No Brasil o judô é o esporte que mais conquistou medalhas olímpicas”, ressaltou o técnico.

 

A atividade foi organizada pela Fábrica de Campeões com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e reuniu aproximadamente 100 atletas.

 

(30/07/2018)