CAMPANHA CONTRA A POLIOMIELITE E SARAMPO COMEÇA NESTE SÁBADO EM SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail

No próximo sábado, dia 4 de agosto, os pais ou responsáveis por crianças na faixa etária de 1 a 4 anos de idade tem um compromisso em São Carlos que é de levar os pequenos para se proteger contra a poliomielite e o sarampo. A ação faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo que no estado de São Paulo será realizada de 4 a 31 de agosto.

 

Nos dias 4 e 18 de agosto serão realizados os chamados dias “D” de mobilização, com atendimento nas unidades básicas e de saúde da família das 8h às 17h, porém durante todo mês de agosto, de segunda a sexta, as unidades também aplicarão as vacinas.

 

“É uma oportunidade para quem trabalha durante a semana não tem tempo para levar os filhos em alguma unidade de saúde, por isso serão realizados os dias “D” em dois sábados, dia 4 e 18 de agosto”, alerta Kátia Spiller, chefe da Vigilância Epidemiológica.

 

Esquema vacinal- Contra a pólio as vacinas são aplicadas aos 2, 4 e 6 meses de idade, sendo que nessa fase a vacina aplicada é a injetável. Aos 15 meses e aos 4 anos (até quatro anos, 11 meses e 29 dias) as crianças devem receber o reforço por meio da famosa gotinha.  Contra o Sarampo são duas doses, a primeira aos 12 meses (tríplice viral - sarampo, caxumba e rubéola)e a segunda aos 15 meses (tetraviral - rubéola, caxumba, sarampo, varicela).

 

(02/08/2018)