OFICINAS PARA CAPACITAÇÃO DOS CONSELHOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE COMEÇAM NO PRÓXIMO DIA 8 PDF Imprimir E-mail

 

O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de São Carlos (CMDCA), com apoio da Secretaria Municipal Especial da Infância e Juventude, em parceria com o Instituto CPFL, realizará a partir de 8 de agosto, no Senac São Carlos, 4 oficinas voltadas para membros dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e dos Conselhos de Idosos.

 

O objetivo do ciclo de palestras é contribuir para o desenvolvimento dos Conselhos nos municípios, orientando sobre os processos e fluxos necessários para sua atuação assertiva, bem como a forma de acessar recursos previstos em editais. A expectativa da organização é que representantes de 50 municípios participem, entre eles Ibaté, Itirapina, Ibitinga, Américo Brasiliense, Brotas, Descalvado, Porto Ferreira, Ribeirão Bonito, Dourado, Rio Claro, São José do Rio Preto, Matão, Jaboticabal, Leme e Pirassununga.

 

Segundo Mário Mazzilli, diretor do Instituto CPFL, a experiência de mais de 10 anos com o Programa de Apoio aos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente motivou a CPFL Energia a contribuir de forma mais efetiva para o fortalecimento da rede de proteção.

 

A primeira Oficina acontece no dia 8 de agosto, das 8h às 17h, a temática do dia será Violação de Direitos: Conceituar (proteção básica e especial), tipificação dos serviços da Assistência Social, Educação e Saúde; Metodologias de atendimento individual e familiar; Indicadores de resultados. A oficina será ministrada por Gabriela Schreiner, formada em Ciências Sociais com especialização em Gênero e Políticas Públicas/FLACSO/Argentina. Com 20 anos de experiência em capacitação e assessoria técnica de equipes multiprofissionais que trabalham com famílias em risco. Também é consultora do Instituto Interamericano da Criança e do Adolescente, órgão especializado da OEA, para projeto interamericanos de família.

 

No dia 21 de agosto será ministrada a Oficina 2, das 8h às 17h, com a palestranteGislaine Liporoni, doutora em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Foi Secretária Municipal de Assistência Social de Franca/SP na gestão 2013-2016. Atua como assessora técnica junto aos Órgãos Gestores da Política de Assistência Social nos municípios das Regiões Administrativas de Franca e de Barretos. O tema abordado será “Aprofundamento sobre compras Públicas”.

 

Já no dia 28 de agosto, das 8h às 17h, a Oficina 3 será ministrada pelo Promotor de Justiça de Curitiba/PR, Murilo Digiácomo. Com bacharelado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina e especialização em Direito Civil e Direito do Trabalho, atualmente é mestrando em Ciências Jurídicas da Universidade de Lisboa, Portugal. O promotor vai abordar o tema “Desenvolvimento Institucional dos Conselhos de Direitos”.

 

Encerrando o ciclo a Oficina 4 será no dia 4 de setembro, também das 8h às 17h, quando será discutida a temática “Gestão dos Fundos Municipais: Legislação (Marco Regulatório e Lei 8666/90)”. A palestrante será Gisele Karina Santana, contadora, pós-graduada em Controladoria, Auditoria e Perícia Contábil. Especialista em Gestão Pública pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná é Gerente Municipal de Convênios da Caixa Econômica Federal.

 

As vagas são limitadas a três participantes por município e as inscrições podem ser feitas no Senac São Carlos ou pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. . A atividade será certificada e todas as oficinas serão ministradas na sede do Senac, localizada na rua Episcopal, nº 700, no centro.

 

(02/08/2018)