ENCONTRO DE FERROMODELISMO REÚNE APAIXONADOS PELO TREM PDF Imprimir E-mail

O Davi Paes tem 11 anos e já tem uma paixão: o ferromodelismo. “No ano passado, eu visitei o encontro, vi algumas maquetes e achei muito legal, quis montar a minha”. O Aldisnei Antonio Boldrini também é apaixonado pelo trem. “Eu gosto muito de trem, de ferrovia, eu falo para muita gente, eu gosto tanto de trem que quando eu nasci eu não chorei, eu apitei. De tanto que eu amo ferrovia”.

 

“O ferromodelismo é um hobby. São os amantes do trem. Resgatamos, através das miniaturas, o que era o trem. Nas réplicas dá para ver como eram as ferrovias. Nós somos amantes do ferromodelismo”, diz Laércio Gonzales, presidente da Associação São-Carlense de Ferromodelismo. 

 

Com a presença de aproximadamente 10 mil pessoas, foi realizado no último final de semana, o 11º Encontro de Ferromodelismo de São Carlos. Realizado pela Associação São-Carlense de Ferromodelismo (ASCFER) com apoio da Fundação Pró-Memória e Prefeitura, cerca de 40 maquetes foram expostas. “Esse é um dos maiores encontro do Brasil, com toda certeza. Nós temos a grata satisfação de trazer esse ano algumas Associações de fora como de Santa Rita, Sorocaba, Campinas. Nossa maquete está pronta, são quase 42 metros. Outra de Santa Rita tem quase 16 metros”, contou Gonzales.

 

“A comunidade são-carlense tem uma memória afetiva muito grande ligada à ferrovia. Diariamente, a gente vê aqui pela estação, as pessoas passeando, esperado o trem chegar, elas perguntam que horas o trem vai passar, então esse evento é importante para preservar essa memória, fazer com que novas gerações conheçam essa história e também e sintam parte desse espaço. Essa estação é linda e está aqui para todo mundo”, contou Vanessa Dias historiadora da Fundação Pró-Memória.

 

O estudante de engenharia, Breno Nonato, veio com a família expor a maquete de 16 metros. “Essa maquete foi construída baseada na estada de ferro Santa Rita-Porto Ferreira. Estamos tentando buscar o mais perfeito possível, baseado em fotos que a gente tem até hoje. É um trabalho demorado porque é tudo artesanal, quase tudo que a gente tem na maquete foi feito por nós”, contou ele.

 

A maquete do Davi está em construção. “Eu comecei montando uma pequena estação. Ela está crescendo. A próxima etapa será fazer a parte de São Paulo e depois de Santos e ligar tudo com São Carlos”, contou Davi que tem 11 anos. Para o pai, um hobby com muitos aprendizados. “Há aproximadamente dois anos, nós participamos da primeira exposição. No ano passado, ele comprou o primeiro kit e esse ano quis participar como expositor. Temos que incentivar, porque tem muita coisa que ele pode aprender aqui, parte eletrônica, a convivência, o fazer parte de um grupo e todos esses conhecimentos sociais e técnicos são muito importantes para o desenvolvimento de uma criança”, contou Antônio Paes, empresário.

 

A paixão pelo trem faz o funcionário público, Aldisnei Antonio Boldrini, se vestir a caráter. “Eu amo ferrovia. Desde pequenininho, eu gosto muito de ferrovia, morei perto da linha e sempre gostei. Meus amigos me incentivaram a participar das exposições vestido como um maquinista. É muito gratificante”, contou.

 

Para quem quer conhecer um pouquinho mais desse hobby, todos os sábados e domingos, no período da tarde, os integrantes da Associação São-Carlense de Ferromodelismo (ASCFER) estão na plataforma da Estação Ferroviária.

 

O prefeito Airton Garcia, acompanhado da diretora presidente da Fundação Pró-Memória, Maria Isabel Alves Lima, do secretário de Esportes e Lazer, Edson Ferraz e do vereador Marquinho Amaral prestigiou o evento.

 

(08/08/2018)