LEVANTAMENTO APONTA NÚMERO SUFICIENTE DE SERVIDORES NO QUADRO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA PDF Imprimir E-mail

 

O Grupo de Trabalho Técnico criado para elaborar propostas para organização do atual quadro de pessoal e para o estabelecimento de metas para contratação, distribuição e movimentação de servidores da Secretaria de Saúde apresentou nesta quarta-feira (8), os primeiros dados relacionados ao número de servidores na rede de urgência e emergência do município.

 

“Conforme determinação do prefeito Airton Garcia, nós criamos um grupo de trabalho para entender um pouco melhor como está à distribuição dos servidores dentro da Secretaria de Saúde. Há algum tempo nós notamos que era necessário um trabalho integrado entre a Secretaria de Gestão e a Saúde”, explicou a secretaria de Administração e Gestão de Pessoal, Helena Antunes. 

 

A Comissão está trabalhando desde o início de agosto e as reuniões acontecem duas vezes por semana. “Nossa primeira ação foi fazer um levantamento do número de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e assistentes administrativos das Unidades de Pronto Atendimento e SAMU. Fizemos um estudo comparativo entre janeiro de 2017 e julho de 2018. Detectamos que antes do fechamento das UPAS do Cidade Aracy e Santa Felícia, haviam 194 servidores trabalhando nessas unidades. Hoje, são 221 funcionários no quadro de Urgência e Emergência”, apontou a secretária Helena.

 

Segundo a secretária, diante dos números, não há dificuldades para a reabertura da UPA do Santa Felícia em relação ao quadro de servidores. “A reabertura da UPA do Santa Felícia não é uma decisão do grupo de trabalho e sim do secretário de Saúde que é o gestor da Saúde no município. Pelos números não deve haver dificuldades para a reabertura da UPA. Pode ser que haja algum outro motivo, mas não é pela falta de servidores. Na reunião desta quinta-feira (9), o grupo de trabalho aprovou a contratação de 5 assistentes administrativos e 2 auxiliares de enfermagem. Com isso, acreditamos que seja possível o atendimento nas 3 unidades,” disse a secretária de Administração e Gestão de Pessoal.

 

Para o secretário de Saúde, Marcos Palermo, tudo caminha para a abertura da unidade do Santa Felícia. “Nós verificamos que temos o número de funcionários bem próximo ao adequado para a reabertura da unidade do Santa Felícia. Existe uma reposição que será feita pela Secretaria de Administração e isso possibilitará a abertura da unidade conforme foi prometido. Essa reorganização do quadro funcional dos servidores da saúde se faz necessária para que se identifique a necessidade de contratação ou não de funcionário e a reorganização dos mesmos”, explicou Marcos.

 

As novas contratações de assistente administrativo e auxiliar de enfermagem serão feitas no Diário Oficial da próxima terça-feira (14). O Diário Oficial desta quinta-feira (9) publicou a contratação de 20 médicos de urgência e emergência. As reuniões do Grupo de Trabalho continuam.

 

(09/08/2018)