EXPOSIÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA JÁ PODE SER VISITADA PDF Imprimir E-mail

A exposição itinerante “Estação da Língua Portuguesa”, que apresenta acervos do Museu da Língua Portuguesa (atualmente em reconstrução), já pode ser visitada em São Carlos. A mostra ficará em cartaz até 8 de setembro, no Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão.

 

A abertura da exposição aconteceu na noite desta segunda-feira (13), com participação de organizadores da mostra, secretários, diretores de departamentos, vereadores e comunidade. “A proposta é levar parte do acervo do Museu da Língua Portuguesa para o interior. Essa é a terceira fase do projeto. Agente quer desmistificar a língua portuguesa. Mostrar que a língua é viva, que vai sofrendo influências com o passar dos anos, com a tecnologia, com os imigrantes ou influencias de outros países. A nossa língua evolui, sempre, não tem o certo e o errado. A Mostra quer tornar a língua portuguesa bem mais simpática aos olhos de todos”, afirmou Fernando José Arouca, arquiteto, sócio da Arquiprom e idealizador da exposição.  

 

São Carlos é uma das sete cidades do estado a receber a exposição em 2018. “Para nós é uma honra poder abrir espaço para um acervo tão importante. Vamos trabalhar para que a maioria dos estudantes da rede municipal visite a exposição”, afirmou Nino Mengatti, secretário de Educação.

 

“Cultura é um direito. É difícil conseguir levar as pessoas para uma visita em São Paulo, no Museu da Língua Portuguesa. Com a mostra itinerante, São Carlos está dado oportunidade as pessoas de conhecerem parte do acervo do Museu da Língua Portuguesa”, disse Carlos Alberto Caromano, chefe de seção de Difusão Cultural.

 

Para o vereador Marquinho Amaral, São Carlos se destaca mais uma vez recebendo a mostra. “A exposição é excepcional. Possibilita um mergulho na língua portuguesa. Importante para a cidade e para a população conhecer um pouco mais do idioma e também do que existe no Museu da Língua Portuguesa”, afirmou o vereador. 

 

A realização é do Ministério da Cultura, do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura do Estado, e da Arquiprom, proponente e produtora do projeto. O patrocínio máster é da Sabesp. Instituto CCR, Vivo, EDENRED Brasil e Ticket, marca do Grupo, também patrocinam a iniciativa, todos por meio da Lei Rouanet. O apoio na quinta cidade da itinerância é da Prefeitura de São Carlos.

 

A exposição segue até o dia 8 de setembro, de segunda a sexta, das 9h às 20h e de sábado, das 9h às 17h. O Teatro Municipal de São Carlos fica na rua Sete de Setembro, nº 1.735, no Centro.

 

(14/08/2018)