PROJETO DOE 1 DIA TEM INÍCIO NA ESCOLA ÁLVARO GUIÃO PDF Imprimir E-mail

 

Alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Doutor Álvaro Guião participaram na tarde desta segunda-feira (20), de palestra ministrada pelo Prof. Dr. Germano Tremiliosi Filho do Instituto de Química de São Carlos com o Tema “Seja um Cientista: O caso de uma nova forma de Produção de energia”.  A atividade, voluntária, faz parte do projeto Doe 1 Dia, uma parceria entre a Diretoria de Ensino da Região de São Carlos e a Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia.

 

O projeto foi desenvolvido pela professora Maria Olímpia de Oliveira Rezende da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do IQSC em parceria com a professora Kalinka Castelo Branco, do ICMC e tem como proposta transformar a visão de que a USP é inacessível e que pouco influencia a realidade do país. Para alcançar essa finalidade, a iniciativa estimula professores e funcionários a realizarem atividades voluntárias em escolas públicas, casas de detenção, asilos, fundações e associações.

 

“A proposta é que professores e funcionários possam levar seus conhecimentos, que podem ser técnicos ou relacionados a um hobby ligado à cultura e ao lazer, para além dos muros da instituição”, explica a professora Maria Olímpia de Oliveira do IQSC.

 

“Ao compartilhar os conhecimentos com a comunidade, os professores e funcionários também passarão pela experiência de aprendizado e crescimento pessoal. As possibilidades são muitas, tantas quanto o total de professores e funcionários da nossa universidade”, acrescenta a professora Kalinka Castelo Branco, do ICMC.

 

O secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, José Galizia Tundisi, participou da abertura oficial do projeto. “Para facilitar firmamos uma parceria com a Diretoria de Ensino da Região de São Carlos, pois dessa maneira facilita o acesso dos professores e funcionários às instituições em que realizarão as atividades voluntárias. É muito importante para os alunos do ensino médio conhecer o que a USP oferece e que se estudarem conseguirão frequentar sim uma das melhores instituições do país”.

 

Inicialmente, o projeto foi implantado em duas unidades de ensino e pesquisa da USP: Instituto de Química de São Carlos (IQSC) e no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC).

 

(20/08/2018)