PREFEITURA FAZ PARCERIA COM SEBRAE PARA CAPACITAÇÃO DE PRODUTORES RURAIS PDF Imprimir E-mail

Na próxima semana, 30 agricultores vão participar da primeira oficina

 

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, com apoio do vereador Elton de Carvalho, assinou na tarde desta terça-feira (28), uma parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), para a capacitação de produtores rurais de São Carlos.

 

A ação vai atender 30 produtores de olericultura que já fornecem para a Prefeitura. Os empreendedores vão participar de oficinas com conhecimentos e estratégias para a maximização produtiva e minimização de seus custos, melhoria da gestão empresarial, aumentando seu faturamento e o número de mercados acessados através de capacitações empresariais.

 

“O Sebrae atua muito fortemente no setor de agronegócios que no país representa um pouco mais de 20% do PIB brasileiro. E em São Carlos não é diferente. A parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, com auxílio do poder legislativo, vai proporcionar uma melhor qualificação dos produtores rurais de São Carlos”, afirmou Elton Yokomizo, gerente regional do Sebrae em São Carlos.

 

Serão 8 encontros abrangendo áreas como: tendências setoriais, controle financeiro, custos de produção, qualidade da produção, associativismo e cooperativismo além de boas práticas agrícolas específicas a olericultura.“O Sebrae é uma entidade muito importante para a agricultura familiar e vem somar muito, pois temos essa carência de capacitação, treinamento e acompanhamento dos nossos agricultores. Essa parceria entre a Prefeitura e o Sebrae vai proporcionar o crescimento da agricultura na cidade”, disse Deonir Tofollo, secretário de Agricultura e Abastecimento.

 

O projeto será viabilizado por meio de uma emenda do vereador Elton Carvalho. “Hoje existe uma grande exigência por parte do mercado, além de que, o uso de novas técnicas tem sido o diferencial competitivo para aqueles que bem sabem aplicá-las”, afirmou o parlamentar. “Esses dois aspectos são muitas vezes desconhecidos pelos pequenos produtores, e é nesse momento que o programa torna-se valioso. O propósito do programa é capacitá-los para que possam atuar no mercado de maneira competitiva, além de incentivar o desenvolvimento sustentável e econômico de nosso município”, finalizou o vereador.

 

Para o prefeito Airton Garcia, a parceria com o Sebrae é importante para melhorar a renda do produtor rural. “Nosso produtor melhor qualificado poderá expandir seus negócios, gerar empregos e ampliar a renda”, afirmou ele.

 

O primeiro encontro acontecerá no dia 5 de setembro.

 

(28/08/2018)