UPA DO SANTA FELÍCIA JÁ ESTÁ EM FUNCIONAMENTO PDF Imprimir E-mail

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) “Dra. Maria Dóris de Campos Pereira Lopes”, localizada na rua Miguel Petroni com Bruno Ruggiero Filho, no bairro Santa Felícia, foi reaberta nesta sexta-feira (31), pela Prefeitura de São Carlos.

 

A unidade estava fechada desde janeiro de 2017 por falta de médicos para o atendimento de urgência e emergência. “Montamos uma equipe com mais de 50 profissionais e isso só foi possível após a realização de concurso público, através do qual contratarmos assistentes administrativos, auxiliares de enfermagem e 12 médicos de urgência e emergência, além de enfermeiros. Também contamos com a ajuda de uma empresa que presta serviço ao município para completar a escala médica”, confirmou Marcos Palermo, secretário de Saúde.

 

Palermo confirmou, ainda, que na próxima semana estará em Brasília para justificar ao Ministério da Saúde que no período em que a UPA Santa Felícia ficou fechada, o repasse para custeio, cerca de R$ 100 mil mensais, foi utilizado também no serviço de pronto atendimento, além de renegociar o recredenciamento da unidade.

 

“Tudo que for possível fazer para melhorar a área da saúde vamos executar. Não podemos considerar os custos como gastos, mas sim como investimento. É uma unidade nova, com bons equipamentos e agora que conseguimos contratar mais médicos vamos disponibilizar o serviço à população”, disse o prefeito Airton Garcia que visitou a unidade na tarde desta sexta-feira.

 

Fausto Rodrigo Sposito, diretor do Departamento de Gestão do Cuidado Hospitalar da Secretaria de Saúde, acredita que com a reabertura da UPA do Santa Felícia a procura pelo SMU da Santa Casa deve diminuir. “Antes do fechamento chegamos atender até 300 usuários do SUS em 24 horas. Acho que nesses primeiros dias a procura vai ser menor, porém à medida que as pessoas que moram nessa região perceberem que a unidade reabriu, elas não vão se deslocar até a Santa Casa ou até a UPA da Vila Prado. Aqui oferecemos o mesmo atendimento realizado nas outras unidades”, reforça o diretor lembrando que devem procurar atendimento nas UPAS somente em caso de urgência e emergência, já que nessas unidades não são realizados tratamentos, sendo necessário neste caso procurar as unidades básicas ou de saúde da família.

 

A unidade conta com salas de recepção e de espera, consultórios médicos, salas de ressuscitação, medicação, inalação, sutura, curativo, ortopedia, raio-x, leitos de observação clínica masculina, feminina e infantil, consultório odontológico, entre outras repartições como acesso exclusivo para ambulâncias e área administrativa com almoxarifados e salas para arquivo.

 

Para completar o custeio da unidade a Prefeitura vai investir aproximadamente R$ 800 mil mensalmente.

 

Os vereadores Elton Carvalho, Sérgio Rocha, Cidinha do Oncológico e Edson Ferreira também estiveram na reabertura da UPA Santa Felícia.

 

(31/08/2018)