SMTER E SENAC CERTIFICAM NOVOS ALUNOS PARA O MERCADO DE TRABALHO PDF Imprimir E-mail

A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) e o SENAC promoveram na noite da última terça-feira (4) a certificação dos alunos que participaram dos cursos de Higiene na Manipulação dos Alimentos e Fabricação de Geleias e Corte e Costura. Foram oferecidas no total 40 vagas para capacitação profissional.

 

Participaram da solenidade de entrega dos certificados o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Walcinyr Bragatto, a gerente do SENAC São Carlos, Maria Júlia Valdo Mascaro, a secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, Glaziela Solfa, o diretor do Departamento de Apoio à Economia Solidária, José Eduardo de Araújo, além de professores, alunos e familiares.

 

Maria Júlia Valdo Mascaro, gerente do SENAC, destacou ser de fundamental importância as parcerias com as secretarias do município porque é através delas que o SENAC chega até a população e realiza os cursos que tem como objetivo principal a capacitação. “Uma oportunidade para que os alunos possam ser qualificados, ter uma opção de renda, não ficar dependendo só do emprego formal. Os cursos buscam desenvolver também a questão do empreendedorismo para que possam buscar uma forma de renda que não a do emprego formal”, ressaltou.

 

A secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, Glaziela Solfa, destaca que o processo de formação é bastante importante. “O conteúdo que foi passado e a possibilidade de desenvolver novas habilidades e conhecimento específico traz um ganho para a vida dessas pessoas e agrega valor. É uma oportunidade a mais dela superar as vulnerabilidades e as dificuldades que vive no seu dia a dia”, disse a secretária.

 

O secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Walcinyr Bragatto, lembra que a SMTER tem buscado junto às instituições mais cursos de qualificação. “É importante essa possibilidade das instituições oferecerem os cursos que desenvolvem gratuitamente para a população, cursos que tem mercado para trabalhar ou mesmo desenvolver atividades por conta própria. Quero agradecer todo o trabalho da equipe que trabalha comigo, da equipe do SENAC e a contribuição da Secretaria de Cidadania e Assistência Social porque é um trabalho de todos, percebemos a alegria das pessoas que com muito empenho e dedicação saíram com os seus certificados e vão poder oferecer uma mão de obra importante, um trabalho bem feito e oferecer seus produtos na cidade”, finalizou Bragatto.

 

O curso de Higiene na Manipulação dos Alimentos e Fabricação de Geleias teve por objetivo capacitar profissionais para implementarem o controle higiênico sanitário nas empresas de alimentos, evitando efeitos de contaminação biológica, química e física, manipulando os alimentos adequadamente e prevenindo doenças, reduzindo perdas, valorizando a imagem da empresa e respeitando as normas impostas pela Vigilância Sanitária. Houve também a capacitação de técnicas e procedimentos para a fabricação de geleias, elaboração e processamento de alimentos com fichas técnicas e manual de produtos com receita; manipulação higiênica de alimentos processados e preparados; atendimento ao cliente e técnicas e procedimentos para a fabricação de geleias.

 

Já o curso de Corte e Costura capacitou os alunos a montar peças de confecção utilizando técnicas de corte, costura e acabamento com foco na qualidade na produção do vestuário. Os alunos conheceram o uso de maquinários e acessórios necessários para operações específicas de costura e acabamentos, a importância da identificação e uso dos diferentes tipos de moldes nos processos de risco, corte e montagem de peças do vestuário, processo de montagem de peças de confecção por meio de técnicas de costura e acabamentos.

 

(05/09/2018)