SERVIDORES DAS UPAS PASSAM POR CAPACITAÇÃO NESTA SEXTA-FEIRA PDF Imprimir E-mail

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) “Dra. Maria Dóris de Campos Pereira Lopes”, localizada no bairro Santa Felícia, recebe nesta sexta-feira (28), por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), o instrutor Paes leme, especialista em treinamento para profissionais de unidade de urgência e emergência. A capacitação será realizada das 8h às 12h e das 13h às 16h30 com o tema trauma.

 

O Núcleo de Educação Permanente em Saúde tem por função planejar, organizar e fornecer apoio às ações de Educação Permanente em Saúde.A educação permanente pode ser entendida como aprendizagem-trabalho, ou seja, ela acontece no cotidiano das pessoas e das organizações. Ela é feita a partir dos problemas enfrentados na realidade e leva em consideração os conhecimentos e as experiências que as pessoas já têm. Propõe que os processos de educação dos trabalhadores da saúde se façam a partir da problematização do processo de trabalho, e considera que as necessidades de formação e desenvolvimento dos trabalhadores sejam pautadas pelas necessidades de saúde das pessoas e populações. Os processos de educação permanente em saúde têm como objetivos a transformação das práticas profissionais e da própria organização do trabalho.

 

O NEP é composto de uma equipe multiprofissional que inclui médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, auxiliares administrativos e odontológicos. “Neste treinamento vão participar 15 profissionais, sendo 5 por UPA. O maior objetivo do treinamento é a troca de experiências e informações relevantes quanto aos variados temas do curso, sempre buscando a excelência do atendimento prestado pelas unidades de pronto atendimento”, garante o diretor do Departamento de Gestão do Cuidado Hospitalar da Secretaria de Saúde, Fausto Rodrigo Sposito.

 

O instrutor Paes Leme, ex-oficial da Força Aérea Brasileira, é graduado em Gestão de Segurança Pública; é Técnico em Enfermagem; Técnico em Segurança do Trabalho; Técnico em Radiologia. Entre as especializações Busca e Resgate em Estrutura Colapsada pela ONU; Salvamento em Altura; Emergências Químicas; Emergências Médicas, entre outras.

 

(27/09/2018)