SEGUNDA ETAPA DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA RAIVA ANIMAL SERÁ REALIZADA SÁBADO PDF Imprimir E-mail

A Vigilância Epidemiológica, por meio do Setor de Zoonoses, ressalta que neste sábado, dia 29 de setembro, realiza a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra Raiva Animal, a partir das 9h, em vários postos volantes espalhados pela cidade.

 

A vacinação contra a raiva animal teve início no sábado passado, dia 22. Esse ano a vacinação foi dividida em três finais de semana para atender todo o município: 22 (já realizada), 29 de setembro e 6 de outubro.

 

Neste sábado (29) a vacinação será realizada das 9h às 17h nos seguintes locais: Castelo Branco (Praça do Centro Comunitário - rua Celso Carlos Gonçalves); Vila Isabel (Igreja Santa Isabel); Vila Monteiro – (Igreja São José); Parque Novo Mundo (Empresa Modenuti); Jardim Botafogo (UBS); Bela Vista/Vila Prado (Igreja de Santo Antônio); Redenção (Praça da Travessa 7 na Desembargador Júlio de Farias com rua Dr. João Sabino); Jardim Medeiros (Bar do Severino no final da rua Jerônimo Costa Terra); Monte Carlo (praça em frente Igreja Madre Cabrini); Cruzeiro do Sul (UBS na rua Basílio Dibbo); Cruzeiro do Sul (Escola Estadual Jesuíno de Arruda); Jardim Zavaglia – (em frente à Associação Sal da Terra na rua Deputado Antônio Donato); Eduardo Abdelnur (Rua 23 entre as ruas 12 e 14 próximo ao ponto de ônibus); Antenor Garcia (Rua 5 na Igreja Assembleia de Deus); Presidente Collor (avenida Vicente Laurito, altura do número 473 - Material de construção Tropical); Cidade Aracy (CAIC); Cidade Aracy (Praça Ronald Golias) e no Planalto Verde (Rua Almir Soares Quatrochi esquina com a rua Pastor José Fernandes Vieira – Bar da Vânia).

 

De acordo com a veterinária Luciana Marchetti, do Setor de Zoonoses, no primeiro sábado de vacinação foram imunizados 6005 cães e 908 gatos. “A nossa meta é vacinar 23 mil animais, por isso chamamos atenção para que os proprietários não deixem levar seu bicho de estimação para ser imunizado”, alerta a veterinária agradecendo a participação voluntária dos alunos do curso de medicina veterinária da Unicep.

 

A vacina é gratuita e obrigatória para cães e gatos com mais de 3 meses de idade e deve ser aplicada anualmente. Os animais devem estar saudáveis. Não devem tomar a vacina bichos com diarreias, em tratamento ou convalescendo de cirurgias.

 

Cães devem ser conduzidos por pessoas com idade e porte adequados para o manejo do animal, os animais mais bravos devem utilizar focinheira e os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas e em segurança.

 

A raiva é uma doença transmissível por contato direto, ou seja, pela mordida, arranhões ou lambidas de cães, gatos ou outros mamíferos como morcegos e macacos infectados.

 

(27/09/2018)