PAIS TÊM ATÉ O DIA 31 DE OUTUBRO PARA CONFIRMAR INTERESSE EM VAGAS NAS EMEBS PDF Imprimir E-mail

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Central de Vagas, comunica aos pais que fizeram o cadastro dos filhos na lista de espera para transferência de unidade para ano letivo de 2019 nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBS), que atendem do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, a necessidade de renovar o interesse em permanecer na lista de espera.

 

Os pais devem se dirigir até a escola que fizeram o cadastro até o próximo dia 31 de outubro, renovar o interesse, atualizar os dados e exigir o protocolo da confirmação da renovação. Os alunos, cujos pais ou responsáveis, não tiverem a inscrição confirmada serão excluídos da lista de espera de transferência de unidade.

 

A Secretaria de Educação realiza o procedimento para a atualização da lista da Central de Vagas, para que apenas permaneça na lista quem realmente tem interesse na vaga. No Ensino Fundamental em 2018 foram matriculados cerca de 5 mil alunos na rede. “Nossa lista de espera do Ensino Fundamental é composta hoje de poucos alunos não atendidos na rede pública, muitos da rede particular de ensino e alguns recém-chegados de outros municípios. Do 1º ao 9º ano foram registrados 795 pedidos de transferência de unidade escolar”, explica a chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação, Juliana Baptista.

 

Para alunos novos as inscrições para a primeira série do ensino fundamental começa somente em 3 de janeiro de 2019, mesmo período de matrículas das escolas estaduais.

 

A rede estadual de ensino oferece o maior número de vagas no ensino fundamental, já que é obrigação do Governo do Estado oferecer vagas para essa faixa etária.

 

Educação Infantil– As inscrições para vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIS) permanecem abertas durante todo o ano.  As crianças matriculadas em período integral permanecerão com a mesma vaga para 2019, porém desde que haja comprovação de trabalho por parte dos pais ou em caso de vulnerabilidade social do aluno. Caso não seja realizada a comprovação de trabalho ou de vulnerabilidade, o município garante vaga somente para meio período. O período integral somente não será ofertado onde a procura por vagas do período regular for muito grande. Hoje a Prefeitura atende 5.763 crianças na educação infantil. Para crianças de 5 e 6 anos a fila de espera foi zerada. Já para as crianças de 0 a 3 anos o déficit na rede hoje é de 480 vagas.

 

Quem já frequenta uma das 58 escolas da rede municipal de ensino possui garantia, por lei, de vaga para o ano subsequente.

 

Novas escolas- Desde 2017 a Prefeitura busca recursos para a construção de novas escolas. Em novembro vai inaugurar o CEMEI “Professora Regina Aparecida Lima Merchíades”, no Jardim Novo Mundo, onde serão abertas 130 vagas na educação infantil. Também estão em construção no bairro Eduardo Abdelnur, o CEMEI “Carminda Nogueira de Castro Ferreira” para 188 alunos em dois períodos e, uma EMEB que terá 780 vagas, no Jardim Araucária, a EMEB Dr. Alcyr Afonso Leopoldino. Ainda será licitado o CEMEI “Professor Flávio Aparecido Ciaco", no Planalto Verde, abrindo mais 130 vagas em tempo integral.

 

(04/10/2018)