OUTUBRO ROSA: ACISC REALIZA PALESTRA DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA PDF Imprimir E-mail

 

Evento aconteceu no dia 5 de outubro e reuniu empresárias e mulheres do comércio.


Em apoio ao movimento Outubro Rosa, a Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC) realizou no dia 5 de outubro, a palestra "Câncer de Mama: a importância da prevenção", em parceria com o Ambulatório Oncológico da Prefeitura Municipal de São Carlos-SP.

 

A médica oncologista clínica, Dra. Patrícia Ratto, que proferiu a palestra, destacou a importância do estilo de vida saudável e orientou sobre os fatores de risco. “Além da idade e histórico familiar, alguns fatores podem influenciar o desenvolvimento do câncer na mulher como, por exemplo, a primeira menstruação antes de 12 anos, não ter tido filhos, primeira gravidez após os 30 anos, não ter amamentado, parar de menstruar após os 55 anos e ter feito reposição hormonal pós-menopausa, principalmente por mais de cinco anos. Ter um fator de risco ou mesmo vários, não significa que você vai ter a doença", ressaltou.

 

De acordo com a Dra. Patrícia, é possível prevenir o câncer de mama e em 90% dos casos existe a cura, quando a doença é diagnosticada inicialmente. “A mulher precisa se autoconhecer e ao identificar qualquer anormalidade em seu corpo, principalmente nas mamas, é imprescindível que ela procure ajuda e orientação médica. Em 2018, a estimativa é de 59.700 casos novos, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA)”, alertou.

 

Durante a palestra, o público se emocionou com os relatos de superação das mulheres do Grupo de Apoio Interdisciplinar de Câncer de Mama (GAICAM). “Foi uma longa jornada, mas eu sobrevivi, e hoje estou aqui para ajudar todas as mulheres que estejam passando por esse momento tão difícil. Se me perguntam como estou, eu respondo que estou ótima, pois estou viva”, disse Eliete Maria.

 

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lucinha Garcia, fez o convite para a 6ª Caminhada Outubro Rosa. “A saída será às 16h30, na Praça Coronel Salles e finalização da caminhada na Praça do Mercado com atração musical, barracas da economia solidária e o caminhão da Secretaria de Saúde realizando pedidos de mamografia", disse.

 

(08/10/2018)