ATIVIDADES DO OUTUBRO ROSA SE ESPALHAM PELA CIDADE PDF Imprimir E-mail

As atividades do Outubro Rosa estão espalhadas pela cidade. Seja nas unidades de saúde ou nos centro de referências, a prevenção ao câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil é o foco do mês.

 

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como: praticar atividade física regularmente; alimentação saudável, manutenção do peso corporal, amamentação e não consumir de bebidas alcoólicas.

 

Quando se trata de atividade física, uma pesquisa publicada na revista Nature e que contou com a colaboração do Ministério da Saúde revela que uma em cada dez mortes em decorrência de câncer de mama no Brasil – aproximadamente de 12% – poderiam ter sido evitadas com a prática de atividade física regular. 

 

Com a proposta de movimentar, no próximo sábado, às 16h, acontece a Caminhada Rosa, encerrando o mês Outubro Rosa. A concentração será 16h na Praça Coronel Salles, seguindo até a Praça do Mercado Municipal. Quem quiser participar da caminhada com a camiseta do evento basta trocar produtos de higiene pessoal ou fraldas descartáveis (geriátricas ou infantis) pelo ticket que dá direito a camiseta.

 

Os pontos de troca dos produtos pelo ticket são: Paço Municipal; secretarias municipais de Saúde e de Educação, Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Santa Eudóxia e Água Vermelha, Biblioteca Amadeu Amara, Senac São Carlos, Instituto Mix, Academia Motricidade e na sede do Fundo Social de Solidariedade.

 

No dia da caminhada a equipe do Fundo Social de Solidariedade, a partir das 15h, na Praça Coronel Salles, vai trocar os tickets pelas camisetas.

 

Pop Rosa– Por meio de uma parceria entre o Centro Pop e o Consultório na Rua, nesta sexta-feira (26), a partir das 8h, acontece o “Pop Rosa”, evento destinado às mulheres em situação de rua, com o objetivo de discutir a prevenção e combate ao câncer de mama. As mulheres serão recebidas com um café da manhã e participarão de rodas de conversa e atividades diversas no sentido de promover/ampliar a autoestima, favorecer a convivência e a aproximação dessas mulheres com seu próprio cuidado. A concentração é no Centro Pop e atividade acontecerá no Espaço Maria, na rua Pascoal R. Antônio Spaziani, 705, na Vila Real. A ação também conta com apoio de parceiros e das Promotoras Legais.

 

(24/10/2018)