ENCONTRO DISCUTE ESTRATÉGIAS PARA FORTALECER A ATUAÇÃO DE CIENTISTAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS PDF Imprimir E-mail

 

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia realizou na manhã desta sexta-feira (26), em parceria com o Centro do Professorado Paulista (CPP), a segunda reunião com lideranças científicas dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia de São Carlos.

 

Na reunião foram discutidas estratégias para fortalecer a atuação dos cientistas nas políticas públicas do município nas áreas de Educação, Saúde, Infraestrutura, Serviços Públicos e Desenvolvimento Tecnológico.

 

Ações imediatas para resolução de problemas urgentes como controle das enchentes e gestão de resíduos sólidos foram discutidas com a participação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP).

 

Para promover projetos em longo prazo será realizado um seminário para a avaliação de como a atuação imediata dos centros de pesquisa e dos Institutos podem ajudar na resolução de problemas em diferentes áreas do município. “Vamos fazer um levantamento dos principais problemas de cada área para uma atuação em conjunto. o principal objetivo é apoiar as iniciativas locais e regionais para o desenvolvimento avançado do município. Nossa intenção é aproveitar de forma permanente a capacidade científica e tecnológica instalada em São Carlos”, ressaltou José Galizia Tundisi.

 

O vereador Azuaite Martins de França irá apresentar na Câmara Municipal as demandas e resoluções que serão levantadas pelo grupo de trabalho. A ideia é aproximar os cientistas da cidade também do Poder Legislativo.

 

A reunião contou, ainda, com a participação de representantes do Hospital Universitário que apresentaram os planos de desenvolvimento de pesquisa do Hospital e de professores da área de Biologia e Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

 

(26/10/2018)