PREFEITURA INAUGURA BASE DA GUARDA MUNICIPAL PDF Imprimir E-mail

O prefeito Airton Garcia, acompanhado do diretor de Política Institucional da Secretaria de Governo, Samir Gardini, do comandante da GM, Michael Yabuki, do vereador Marquinho Amaral e demais secretários municipais entregou à população nesta quinta-feira (1/11) a Base Avançada da Guarda Municipal “Edélcio Leme de Almeida”, localizada no antigo velório, ao lado do Cemitério Nossa Senhora do Carmo.

 

O prédio que estava abandonado foi totalmente reformado com recursos do próprio município, um investimento total de R$ 248.532,32. A Secretaria de Serviços Públicos realizou o estudo inicial e aprovou a viabilidade técnica do prédio e a Secretaria de Obras Públicas acompanhou a execução do serviço durante nove meses.

 

A nova Base da GM vai funcionar 24h. No local já é possível fazer boletins de ocorrência pela Internet. “Aqui na Base Avançada o patrulhamento será permanente, vamos manter duas equipes 24 horas, além disse instalamos aqui, com apoio da Fundação Educacional São Carlos, uma central de requalificação e formação online para os agentes da corporação. Agradeço ao prefeito Airton Garcia pela confiança que deposita no trabalho da GM”, disse Michael Yabuki, comandante da Guarda Municipal de São Carlos.

 

O diretor de Política Institucional da Secretaria de Governo, Samir Gardini, garantiu que o local será um centro de inteligência. “Futuramente vamos transferir o Centro Operacional da Guarda Municipal para essa Base, lembrando que já estamos integrados ao Sistema Detecta, maior Big Data da América Latina, que integra bancos de dados das polícias paulistas. Teremos aqui também a central de alarmes, inclusive estamos finalizando o processo licitatório, além da central de informática que já está instalada. Quando assumimos prometemos ao prefeito Airton Garcia que iríamos reestruturar a GM e hoje é mais uma prova de que isso está sendo cumprido”, afirmou o coronel Samir Gardini que anunciou a instalação da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social para janeiro de 2019.

 

O vereador Marquinho Amaral lembrou que esteve no local mesmo antes do prefeito assumir a administração em janeiro de 2017. “Solicitei essa obra ao prefeito eleito Airton Garcia, mas não imaginava uma obra dessa grandeza, na verdade imaginava um posto com dois guardas. É muito maior e melhor do que eu solicitei. Não é um posto, é uma central. Precisávamos muito da base da GM aqui. É uma grande vitória para uma batalha antiga”, garantiu o vereador.

 

Também é de autoria do vereador Marquinho Amaral a denominação da Base de Edélcio Leme de Almeida. Bombeiro, o coronel Edélcio foi comandante da 4ª Companhia de Policiamento de São Carlos de 1980 a 1984, hoje 38º Batalhão, foi oficial de Gabinete da 3ª Seção do Estado Maior da Polícia Militar do Estado de São Paulo, comandante de Policiamento Rodoviário e comandante do 37º Batalhão. Dedicado, exigente também foi chefe dos escoteiros e maçom, onde exerceu diversos cargos.

 

A esposa do homenageado, dona Sônia Aparecida de Almeida e os filhos Fábio, Rodrigo e Tânia, a sogra Maria José, o irmão Elvio, a nora Luciana e o genro Rodrigo participaram da inauguração. “Tenho certeza que o meu pai está muito feliz com essa homenagem. Agradeço ao vereador Marquinho Amaral pela indicação e a Prefeitura por essa obra que vai trazer mais proteção às pessoas”.

 

Na opinião do prefeito a Base da Guarda Municipal vai melhorar significativamente a segurança na região. A Base vai trazer mais proteção e tranquilidade para a comunidade e não somente para o patrimônio, mas para as pessoas.  É bom ter esse sinal de segurança para aqueles que muitas vezes passam a madrugada velando seus entes queridos”, ressaltou Airton Garcia reforçando que a GM é uma instituição de credibilidade e que quanto mais equipada ela estiver, melhor serviço irá prestar.

 

Também prestigiaram a inauguração o subcomandante da GM, Luiz Marques, o vereador Elton Carvalho, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lucinha Garcia, o Capelão da PM, Jarbas Antônio Valentim, o chefe de Instrução do Tiro de Guerra, subtenente Marco Antonio Fernandes Ribeiro, a diretora Regional de Ensino, Débora Costa Blanco, o diretor da Drads (Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social), Leandro Severo e membros da Loja Maçônica Fioravante Delicato.

 

(31/08/2018)