MARGEM DO MONJOLINHO GANHA NOVAS ÁRVORES PDF Imprimir E-mail

Plantio de espécies nativas contou com ajuda dos estudantes da USP e UFSCar

 

Cento e vinte e seis mudas de árvores nativas foram plantadas na Área de Preservação Permanente (APP) do córrego do Monjolinho, na Rotatória do Cristo, na manhã do último sábado (10).

 

“Esse plantio tem como objetivo compensar a supressão necessária de árvores no município.A Secretaria de Serviços Públicos tem realizado o corte de algumas árvores com problemas e riscos a população. Todo esse trabalho é acompanhado pela Coordenadoria do Meio Ambiente”, explicou Mariel Olmo, secretário de Serviços Públicos.

 

O plantio teve o apoio dos alunos da USP e UFSCar que integram o projeto Reciclo, um grupo de extensão vinculado ao Programa de Educação Tutorial (PET) da Computação do ICMC (Instituto de Ciências Matemática e Computação e da Produção da UFSCar. “Nós começamos o Projeto Reciclo com o objetivo de cobrir uma defasagem que tinha de ações sobre esse tema, dentro da faculdade. E uma das coisas que nós queríamos fazer era um plantio de árvores para a promoção da conscientização da arborização urbana. Procuramos a Prefeitura e esse plantio estava agendado, conseguimos unir as duas ações”, contou João Pedro, estudante de Engenharia de Produção da UFSCar.

 

Segundo Gabriel Baltazar Domingos, estudante da Engenharia da Computação da USP, o projeto visa promover a conscientização da população. “Hoje, estamos retribuindo para a sociedade um pouco do investimento que ela faz na escola pública. Por meio do Projeto Reciclo, focamos uma área bastante importante, a sustentabilidade. Pensar nesse assunto no dia a dia, se torna cada vez mais importante. Precisamos de ações como essa para a recuperação de árvores na cidade. Além disso, estamos fomentando a arborização urbana e contribuindo para o meio ambiente e a população tem que fazer parte disso”, afirmou.

 

 A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lucinha Garcia Ferreira, representando o prefeito Airton Garcia na ação, destacou a importância da parceria com os estudantes. “A aproximação entre Prefeitura e universidades têm possibilitado as mais variadas ações. Mesmo com o tempo chuvoso, os estudantes estão aqui engajados e ajudando o município a melhorar a arborização”, disse ela.

 

Também participaram do plantio das mudas o secretário de Esportes e Lazer, Edson Ferraz, a chefe de gabinete da Secretaria de Transporte e Trânsito, Ingridi Ienco Cazella e funcionários da Secretaria de Serviços Públicos. 

 

(12/11/2018)