PREFEITURA REALIZA AÇÃO CONTRA A DENGUE NESTE SÁBADO NA VILA PRADO PDF Imprimir E-mail

A Prefeitura de São Carlos realiza neste sábado, dia 2 de fevereiro, na Vila Prado, um dia de mobilização contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e da Febre Amarela.

 

A concentração dos agentes de Combate a Endemias da Vigilância Epidemiológica e de servidores públicos voluntários será a partir das 7h, na Praça da Igreja Santo Antônio. Durante toda a manhã será realizado um trabalho de conscientização junto aos moradores e comerciantes de toda a região. Os agentes também vão realizar o bloqueio de criadouros e vistoria nos imóveis.

 

A Vila Prado foi escolhida porque nessa semana foi confirmado 1 caso autóctone de Dengue no bairro. São Carlos tem 11 casos de Dengue confirmados em 2019, sendo 8importados e 3autóctones, contraídos no próprio município. Em 2018 foram confirmados 26 casos de Dengue, 16 autóctones e 10 importados; e 3 casos de Chikungunya importados.

 

Mesmo com apenas 11 registros a Vigilância Epidemiológica está em alerta por causa do número de casos do município vizinho de Araraquara, que encerrou 2018 com 1.131 casos confirmados de Dengue e somente nos primeiros 30 dias de 2019 outros 354 já foram confirmados.

 

A proximidade geográfica e o intenso trânsito entre os dois municípios preocupam, além do sorotipo 2 registrado em Araraquara. “São Carlos não teve registro do sorotipo 2, mas a população está suscetível. O risco do vírus tipo 2 se instalar na cidade é alto e isso pode significar um grande número de casos graves da doença. Em 2015 quando tivemos a epidemia, a prevalência foi do sorotipo 1. Se o sorotipo 2 entrar no município o número de casos graves da doença vai aumentar”, afirmou Denise Scatolini, chefe da Seção de Apoio à Vigilância em Saúde e Informação.

 

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Comunicação, também inicia nos próximos dias uma campanha publicitária de combate ao Aedes aegypti. Os materiais serão veiculados em emissoras de TVs, rádios, internet e redes sociais. O objetivo é alertar a comunidade.

 

A ação está sendo realizada pelas secretarias de Saúde (Departamento de Vigilância em Saúde), de Educação, de Serviços Públicos com a participação de servidores das demais pastas.

 

Cuidados diários – A população deve ficar atenta para cuidados simples como: remover a água dos pratos das plantas, remover ou colocar os pneus em locais cobertos, limpar o quintal removendo materiais que possam acumular água, limpar as calhas do telhado, lavar diariamente vasilhas dos animais de estimação, tratar a água das piscinas e permitir a entrada dos agentes de combate às endemias nos imóveis residenciais, comerciais e industriais.

 

 A Vigilância Epidemiológica alerta, também, que a incidência de larvas está dentro das residências, nos pratos dos vasos de plantas, nas bandejas de geladeiras, nos aquários não telados e inservíveis em geral, por isso a importância de receber bem os agentes e seguir as orientações repassadas por eles.

 

Já a Secretaria Municipal de Saúde orienta para que as pessoas com qualquer sintoma da doença, como febre alta, associada à dor de cabeça, prostração, dores musculares, nas juntas, atrás dos olhos, vermelhidão no corpo e coceira, procurem inicialmente as unidades básicas ou de saúde da família mais próxima da sua residência.

 

(31/01/2019)