I JORNADA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE SÃO CARLOS COMEÇA NESTA QUARTA-FEIRA PDF Imprimir E-mail

 

A Secretaria Municipal de Educação realiza a partir desta quarta-feira, dia 13 março, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação - CeFPE -, localizado na rua Conde do Pinhal, 2017, no centro, a I Jornada de Educação Ambiental de São Carlos, formação que terá como publico alvo professores do ensino fundamental I e II.

 

A formação terá no total 60 horas aula, sendo 15 encontros presenciais de 2 horas cada, mais 30h de aplicação de projetos em sala de aula.

 

A palestra de abertura, às 18h30, será ministrada pelo Profº Rodolfo Antônio de Figueiredo, licenciado e bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (1987) e Mestre e Doutor em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1994, 1997). Atualmente é professor associado do Departamento de Ciências Ambientais do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (DCAm/CCBS) e credenciado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCAm/UFSCar), onde é orientador de mestrado e de doutorado na área de educação ambiental. Foi Pró-Reitor de Extensão Adjunto da UFSCar (de 2012 a 2016) e atualmente é Chefe do Departamento de Ciências Ambientais (DCAm) da UFSCar.

 

Durante a formação serão trabalhados temas como: Programa Município Verde Azul; Lei Municipal de Educação Ambiental; Proposta de aplicabilidade de Educação Ambiental na área do Município; Doenças, arboviroses, febre amarela e outras em interação com meio ambiente; Projeto Fehidro (apresentação, mananciais, áreas verdes, Parques Municipais); Solo e Queimadas; Erosão: prevenção, uso e ocupação do solo; Reciclagem; Controle de matéria prima – mananciais (espraiado e água subterrânea); Tratamento de Água (desperdício, vazamento, consumo consciente, uso racional); ETE (apresentação da ETE e as ações).

 

(12/03/2019)