SÃO CARLOS REALIZA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AMARELA PDF Imprimir E-mail

 

Para aumentar a cobertura vacinal em todo o Estado, a Secretaria de Estado da Saúde começou nesta segunda-feira (10/6), uma campanha de vacinação contra a febre amarela. Em São Carlos, a vacina está disponível em todas as unidades de saúde para as pessoas que ainda não tomaram nenhuma dose.

 

Desde 2008, São Carlos é área com recomendação permanente da vacina contra a febre amarela. Todas as pessoas que moram no município devem receber uma dose da vacina durante a vida.

 

Atualmente, a recomendação da vacina contra a febre amarela vale em todo o estado de São Paulo, devido à circulação do vírus silvestre. A diretora de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Helena Sato, destaca a importância da vacina. “A imunização é a principal forma de proteger a população contra a febre amarela. Por isso, é imprescindível que todas as pessoas ainda não imunizadas aproveitem essa campanha e tomem a vacina”, disse.

 

Devem consultar o médico sobre a necessidade da vacina os portadores de HIV, pacientes com tratamento quimioterápico concluído e transplantados. Não há indicação de imunização para grávidas, mulheres amamentando, crianças com até seis meses e imunodeprimidos, como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticóides em doses elevadas (como por exemplo, Lúpus e Artrite Reumatoide). Em caso de dúvida, é fundamental consultar o médico.

 

Na cidade, não há nenhum caso da doença registrado em 2019. Desde 1942, não há casos de febre amarela urbana no Brasil. 

 

(10/06/2019)