SECRETARIA DE AGRICULTURA DESENVOLVE “PROGRAMA FEIRAS LIVRES EM CONDOMÍNIOS” PDF Imprimir E-mail

É um projeto piloto para incentivar o pequeno produtor

 

A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento iniciou na última quarta-feira (17/7), no Condomínio Itamaracá, um projeto piloto denominado “Programa Feiras Livres em Condomínios”.  O objetivo é incentivar o pequeno produtor de São Carlos que pode expor e vender seus produtos em novos locais.

 

A proposta é a mesma de uma feira de rua. Além da venda de hortifrutis frescos, também tem massa fresca, queijos, pastel e caldo de cana.

 

“A sugestão de trazer a Feira para o Condomínio surgiu em nossa última assembleia. Uma moradora sugeriu e achamos a ideia interessante, mas a princípio não sabíamos como viabilizar. Como temos um conselheiro que é servidor municipal solicitamos e ele marcou uma reunião na Secretaria da Agricultura e Abastecimento, que prontamente nos atendeu. Após algum planejamento em conjunto, o projeto se tornou realidade. Para os moradores do Condomínio facilita muito, compramos alimentos frescos direto do produtor na porta de casa, além de ser uma oportunidade de interagir com os demais moradores”, conta a síndica do Itamaracá, Luciana Fios Baptista.

 

Segundo Paraná Filho para os produtores é uma nova oportunidade de negócios. “É uma prática comum nos grandes centros e enxergamos na proposta uma chance de aumentar o faturamento do pequeno produtor. Nós oferecemos o suporte para a montagem da feira, que nessa primeira experiência contou com a participação de 12 feirantes que comercializaram frutas, verduras e legumes, além dos tradicionais produtos das feiras, como o pastel. Nesses locais os produtores podem também atrair um público que não tem costume de frequentar feiras livres. Muitos condomínios estão instalados em áreas distantes do centro e não tem comércio próximo e com a feira os pequenos produtores levam qualidade e bom preço para dentro do condomínio, inclusive já temos várias solicitações de outros condomínios”, revela Paraná Filho, secretário de Agricultura e Abastecimento.

 

 “O Projeto Piloto do Programa Feiras nos Condomínios tem como objetivo principal criar mais uma alternativa de escoamento da produção da Agricultura Familiar, contribuindo para a geração de emprego e renda no campo, paralelamente a isso é a oportunidade do munícipe de São Carlos ter produtos de qualidade na porta de casa. Nossa intenção será avaliar o andamento do projeto piloto no Condomínio Itamaracá, e se obtivermos sucesso, expandiremos para outros condomínios de São Carlos”, conclui o diretor do Departamento de Agricultura da Secretaria, Caio Solci.

 

“Com a vida cada vez mais corrida, ter essa feira tão bem organizada, com produtos fresquinhos dentro do condomínio onde moramos é algo sensacional. Só facilita nosso dia a dia”, garante Edinho Araújo, morador do Condomínio Residencial Itamaracá.

 

(19/07/2019)