JOSÉ CARLOS MALDONADO DO ICMC-USP É HOMENAGEADO PELO PROJETO CIÊNCIA NAS ESCOLAS PDF Imprimir E-mail

O Projeto Ciência nas Escolas, uma realização da Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação homenageou nesta quarta-feira (18/9), na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Professor Afonso Fioca Vitalli (CAIC), localizada no Cidade Aracy, o docente José Carlos Maldonado, professor titular em Engenharia de Software e Diretor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP).

 

O objetivo do projeto é difundir o conhecimento da ciência nas escolas e em espaços educacionais. Por meio de pôsteres são apresentados temas voltados para o meio ambiente, vida saudável, desenvolvimento sustentável, além de homenagear cientistas brasileiros e estrangeiros, mundialmente conhecidos.

 

“O último homenageado foi o professor e cientista Vanderlei Salvador Bagnato que ganhou um espaço com seu nome na Escola Estadual Juliano Neto. Hoje foi a vez dos alunos do CAIC conhecer o trabalho desenvolvido na área da Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software. Por meio desse projeto disponibilizamos para as escolas de ensino fundamental e ensino médio, informações sobre temas fundamentais nas mais variadas áreas da ciência. É muito importante que os alunos tenham a oportunidade de conhecer pessoalmente um professor, um cientista com tantas contribuições”, ressaltou José Galizia Tundisi, secretário de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação.

 

Para Maldonado o projeto é muito importante. “Eu tenho origem na escola pública. Entrei na USP e morrei 5 anos no alojamento e recebia bolsa alimentação. Se não existisse essa política de inclusão eu não teria me formado. O sonho é possível, mas não podemos deixar com que as exceções movam os sonhos futuros, é preciso mais investimento na educação para que mais pessoas tenham oportunidades. A educação é o eixo da inovação, da transformação social. A proximidade que esse Projeto proporciona entre as universidades e as escolas é o canal, já que aqui está o futuro”, disse o diretor do ICMC agradecendo a homenagem realizada pela pasta de José Galizia Tundisi.

 

“É muito bom trazer a experiência do professor Maldonado para os nossos 1.240 alunos. Ele pôde transmitir um pouco do conhecimento que adquiriu na universidade pública, além das parcerias que surgem por meio do projeto, como o curso de robótica que o Instituto vai oferecer para as nossas crianças”, concluiu Silvio Padovan, diretor da EMEB Professor Afonso Fioca Vitalli.

 

Currículo– José Carlos Maldonado é professor titular em Engenharia de Software e Diretor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP). Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Engenharia e Tecnologia Espaciais pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1983) e doutorado em Engenharia Elétrica - Computação e Automação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP – 1991). Título de Livre-Docente da USP (1996). Vice-Diretor do ICMC-USP (2007-2010). Presidente da Sociedade Brasileira de Computação SBC (2007-2009; 2009-2011); foi Diretor de Educação da SBC (97-99), Membro do Conselho da SBC (1999-2003; 2011-2015), Vice-Presidente da SBC (2003-2005; 2005-2007). Presidente da SBC 2007-2011. Membro do CA-CC/CNPq (2006-2009); Adjunto da Área de Computação da CAPES (2004-2007; 2007-2010). Membro da Coordenação de Área da FAPESP (2006-2013). Coordenador do Grupo de TIC do IEA - Instituto de Estudos Avançados/USP-São Carlos. Membro da rede de pesquisa - International Software Engineering Research Network (ISERN, até 2010). Membro da Comissão Permanente de Avaliação da USP. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: teste de software, educação em engenharia de software, engenharia de software experimental, sistemas embarcados críticos, e ambientes e métodos de ensino. Já publicou mais de 60 artigos em periódicos e mais de uma centena de artigos completos arbitrados, além de 3 livros e mais de uma dezena de capítulos de livros. Coordenou e participou de dezenas de projetos de pesquisa financiados por agências de pesquisa. Coordenou o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC), financiado pelo CNPq/Fapesp. Participa de Comitês Editorias de Periódicos Internacionais e já participou de mais de uma centena de Comitês de Programas de Eventos Científicos. Recebeu vários prêmios e homenagens, destacando-se: Comenda do Mérito Científico 2008, Premio Jabuti 2008 de Ciências Exatas, Ciências e Tecnologia (terceiro lugar); Destaque Acadêmico 2007 proferido pela ABDI - Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial; e IV Prêmio Nacional de Informática 1991, conferido pela SEI, MODDATA S/A, Fundação Roberto Marinho. 

 

(18/09/2019)