CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO COMEÇA NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA (7) PDF Imprimir E-mail

A partir desta segunda-feira (07), a Vigilância Epidemiológica de São Carlos inicia a campanha de vacinação contra o sarampo. A campanha acontece em todo o país até o dia 25 de outubro. O objetivo é vacinar crianças ainda não imunizadas contra a doença.

 

As doses da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba, estarão disponíveis em todos as unidades de saúde para crianças a partir de 6 meses e com menos de 5 anos.

 

No sábado (19), haverá o “Dia D”, quando os postos de saúde estarão abertos para facilitar o acesso dos pais e responsáveis. “A tríplice viral protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Mantê-la em dia é a melhor forma de prevenção e, por isso, convocamos as mães, pais, familiares e responsáveis para levarem os pequenos aos postos durante esta campanha”, diz a diretora de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde, Helena Sato.

 

Ao procurar a unidade de saúde, os pais ou responsáveis devem levar as crianças com a carteirinha de vacinação, para que um profissional verifique a necessidade de aplicação da dose. “As crianças de seis a onze meses entraram recentemente na campanha devido ao aumento no número de casos de sarampo e também devem receber a chamada “dose zero”, que não é contabilizada no calendário”, informou Kátia Spiller, supervisora da Vigilância Epidemiológica.

 

A vacina tríplice deve ser aplicada aos 12 meses e também aos 15 meses para reforço da imunização com a tetraviral, que protege também contra varicela. O Programa Estadual de Imunização prevê que crianças e adultos, com idade entre um ano a 29 anos, devem ter duas doses da vacina contra o sarampo no calendário. Acima desta faixa, até 59 anos, é preciso ter uma dose. Não há indicação para pessoas com mais de 60 anos, pois esse público potencialmente teve contato com o vírus, no passado.

 

Sarampo no Município

80 casos notificados

20 casos confirmados

39 casos em investigação

21 casos descartados

 

(04/10/2019)