PAINEL DE EMPREENDEDORISMO DISCUTIU FATORES DE DESENVOLVIMENTO DO ECOSSISTEMA EMPREENDEDOR PDF Imprimir E-mail

A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), realizou nesta quarta-feira, dia 30 de outubro, na Sala dos Prefeitos, no Paço Municipal, o “1º Painel sobre Empreendedorismo”. A iniciativa discutiu entre outros temas os fatores essenciais para o desenvolvimento do ecossistema empreendedor.

 

Com a proposta de estimular o empreendedorismo e refletir sobre as possibilidades que se apresentam aos empreendedores, o Painel foi aberto com a palestra de Elton Aquinori Yokomizo, gerente do SEBRAE São Carlos, que apresentou números gerais sobre empreendedorismo no Brasil e em São Carlos; dados sobre micro e pequenas empresas; Programas de Ação SEBRAE e Cidade + Empreendedora.

 

Segundo dados do Portal do Empreendedor (outubro de 2019) São Carlos tem atualmente 15.522 MEI’s (Microempreendedores Individuais) O gerente do SEBRAE São Carlos ressaltou que a proposta foi discutir informações sobre o empreendedorismo, alguns conceitos e apresentar dados e trabalhos sobre o universo do empreendedorismo no Brasil e também em São Carlos.

 

“Tivemos nos últimos anos uma grande abertura de micro empreendedores individuais que estão ligados a essa relação do empreendedorismo e ações realizadas pelo SEBRAE para trabalhar todo esse ambiente e demanda de novos empreendedores. Trabalhar o tema com os jovens é o caminho, porque a base de preparação do novo empresário ou do potencial empreendedor está na educação”, argumentou Elton Aquinori Yokomizo.

 

Alaércio Dutra, máster coach trainer e representante do Café Empreendedor, falou sobre o início e realização dos encontros do Café Empreendedor e destaca que o Painel de Empreendedorismo tem uma importância muito grande no cenário do empreendedorismo são-carlense merecendo ter continuidade nesse tipo de atividade. “O Painel traz para o empreendedor e para a sociedade uma mensagem muito clara, a de que esse empreendedor não está sozinho que ele tem o apoio de toda a estrutura do município, de todas as entidades e iniciativas que procuram tratar com maior carinho todo tipo de empreendimento. Muitas vezes o empreendedor se sente abandonado e o Painel de hoje veio mostrar justamente o contrario, que o Poder Público, a sociedade como um todo está sempre pronta e disponível para ajudar, para fazer com que todos possam ter sucesso no seu empreendimento”, frisou Alaércio Dutra.

 

Valdir Barreiros e Luiz Fernando Stabile de Arruda, agentes de crédito, explicaram o objetivo do Banco do Povo Paulista, a quem se destina o que pode ser financiado e limites de crédito.

 

O Banco do Povo Paulista de São Carlos financiou de janeiro de 2017 a 25 de outubro de 2019 R$ 1,76 milhões e foram liberados 198 créditos para pessoa jurídica e 30 créditos para pessoa física.

 

O vereador Daniel Lima, autor da Lei Municipal n.º 19.335, de 23 de setembro de 2019, que “Institui no Calendário Oficial do Município o “Dia e a Semana Municipal do Empreendedorismo” destacou que a legislação “nasce fruto de uma vivência onde a gente como empreendedor e agora como legislador, quer fazer uma interface, ser um canal aberto, para que o Poder Público ouça as vivências, as experiências da iniciativa privada”. Aqui ouvimos as associações, as instituições e tivemos a presença muito feliz dos alunos do SESI. Nosso objetivo maior é ouvir, facilitar a vida do empreendedor”, disse.

 

O secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Walcinyr Bragatto, explicou que a sua pasta tem participado de todas as iniciativas de empreendedorismo em São Carlos. “A aprovação recente da Lei do vereador Daniel Lima é mais um incentivo para aproximarmos todos os setores, porque a área de empreendedorismo amplia o setor de serviços e outras áreas também. Através do empreendedorismo pessoas que tem dificuldade de ter acesso ao trabalho muitas vezes encontram no empreendedorismo um bom caminho e por isso somos parceiros de instituições importantes como é o caso do SEBRAE que tem sido muito próximo conosco em toda essa empreitada”, finalizou Bragatto.

 

O 1º Painel sobre Empreendedorismo foi acompanhado por uma parte dos alunos do SESI 108 do bairro Jardim Itamarati. O “Dia Municipal do Empreendedorismo” será comemorado anualmente no dia 10 de outubro e a “Semana Municipal do Empreendedorismo”, também será realizada anualmente na segunda semana de outubro.

 

(30/10/19)